23 de dez de 2025 às 14:48
O papa Leão XIV celebrará seu primeiro Natal no Vaticano, revivendo tradições como celebrar pessoalmente a missa de Natal em 25 de dezembro na basílica de São Pedro, algo que os papas não faziam desde 1994.
As celebrações, marcadas pelo fechamento das portas santas, terão início amanhã (24) à noite, quando o papa vai celebrar a missa da Véspera de Natal às 22h (18h no horário de Brasília) na basílica de São Pedro, no Vaticano.
O horário é uma mudança em relação aos últimos anos, já que desde a pandemia de covid-19 em 2020 essa missa tem sido celebrada às 19h (15h no horário de Brasília). Antes de 2009, acontecia à meia-noite (20h no horário de Brasília), até que Bento XVI decidiu antecipá-la.
A tradição da missa de Natal é revivida
A principal novidade virá no dia seguinte. Na quinta-feira (25), às 10h (6h no horário de Brasília), Leão XIV celebrará também a missa de Natal na basílica de São Pedro, costume que não é observado desde o pontificado do papa são João Paulo II. Em seguida, ao meio-dia (8h no horário de Brasília), ele dará a tradicional bênção Urbi et orbi da varanda central da basílica.
Em 31 de dezembro, o papa celebra as primeiras vésperas e o Te Deum às 17h (13h no horário de Brasília) na basílica de São Pedro, em ação de graças pelo ano que termina. Depois, em 1° de janeiro de 2026, solenidade de Nossa Senhora, Mãe de Deus, e 59º Dia Mundial da Paz, Leão XIV celebrará a santa missa às 10h (6h no horário de Brasília).
A mensagem para o Dia Mundial da Paz, intitulada A paz esteja convosco: rumo a uma paz desarmada e libertadora, propõe uma visão que rejeita o medo, as ameaças e as armas, e se compromete com uma paz capaz de gerar confiança, empatia e esperança, traduzida num estilo de vida que exclui todos os tipos de violência.
Um dos momentos mais significativos do calendário natalino acontecerá em 6 de janeiro, solenidade da Epifania do Senhor. Às 9h30 (5h30 no horário de Brasília), Leão XIV fechará a Porta Santa da basílica de São Pedro e vai celebrar a missa de encerramento do Jubileu Ordinário 2025. Nos dias que antecedem o evento, as Portas Santas das outras basílicas papais — Santa Maria Maior, São João de Latrão e São Paulo Fora dos Muros — também serão fechadas.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Pela segunda vez na história da Igreja
Será a segunda vez na história que um Jubileu se encerra com um papa diferente daquele que o inaugurou, como ocorreu em 1700, quando Inocêncio XII abriu o ano santo e Clemente XI o encerrou.
As celebrações natalinas serão encerradas liturgicamente em 11 de janeiro, festa do Batismo do Senhor. Nesse dia, o papa vai celebrar a missa e o batismo de várias crianças de funcionários da Santa Sé na Capela Sistina, às 9h30 (5h30 no horário do Brasília), seguindo uma tradição estabelecida pelo papa são João Paulo II.
Descanso em Castel Gandolfo
Depois do Natal, o papa planeja viajar para Castel Gandolfo, Itália, na sexta-feira (26) para alguns dias de descanso, sem deixar de celebrar as principais celebrações litúrgicas ou de se encontrar com fiéis nas solenidades mais importantes. Em 7 e 8 de janeiro, ele convocará todos os cardeais do mundo a Roma para seu primeiro consistório ordinário desde o conclave que o elegeu em maio.








