4 de dez de 2025 às 13:54
O Museu Arquidiocesano de Arte Sacra (MAAS) do Rio de Janeiro está com uma exposição de presépios que reúne mais de 30 obras do Brasil e de outros países. O objetivo principal, segundo a arquidiocese, é “ressaltar o papel evangelizador do presépio”.
A I Exposição Arquidiocesana de Presépios foi aberta no dia 26 de novembro, no MAAS, que fica no subsolo da catedral de São Sebastião, no Centro do Rio. Estará aberta à visitação até o dia 11 de janeiro.
A ideia de promover a exposição partiu de um pedido do arcebispo do Rio, cardeal Orani Tempesta, depois da inauguração de outra mostra no ano passado. Segundo o diretor artístico do MAAS, padre Fernandes Elias, na ocasião, dom Orani lhe disse: “Padre Elias, é… faltou só uma exposição de presépios, eu acho que o ano que vem poderia ter”.
Para o padre Elias, a exposição busca mostrar como é possível evangelizar por meio de coleções e presépios, já que este tema é “muito familiar”, sobre a espiritualidade da unidade, da esperança e do amor através do nascimento do Menino Jesus.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
O sacerdote disse ao site da arquidiocese que a representação do nascimento de Jesus não só remonta à tradição, mas também “traz essa fragilidade que é o nascimento do menino, mas traz a questão da força, da esperança, de que tudo é possível”.
Segundo o diretor artístico, o museu busca inspirar os visitantes para que se sintam “tocados” a montar um presépio em suas casas.
Na exposição, há presépios brasileiros, bolivianos, poloneses, italianos. As peças são feitas por diferentes materiais, como papel machê, barro cozido, borracha, resina e até um presépio feito com palito de fósforo.
Uma novidade é o presépio emprestado pelas irmãs Carmelitas do Morro de Santa Teresa. Esta é a primeira vez que as irmãs cedem o presépio para uma exposição, o que, segundo a organização, ajuda a “abrilhantar mais a exposição”.




