26 de nov de 2025 às 12:00
O papa Leão XIV nomeou Jozef Barlaš subsecretário do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral.
O sacerdote eslovaco, até então funcionário da seção de Assuntos Gerais da secretaria de Estado da Santa Sé, torna-se assim a autoridade mais jovem da Cúria Romana.
Nascido em 7 de maio de 1985 em Snina, então parte da Checoslováquia, Barlaš completou 40 anos de idade na véspera da eleição de Leão XIV, em 8 de maio.
Com uma carreira marcada pelo serviço diplomático interno e pela gestão administrativa no coração da Santa Sé, a nova responsabilidade de Barlaš o coloca no dicastério criado pelo papa Francisco, dedicado à promoção da dignidade humana, da justiça social, do cuidado com a criação e da atenção aos mais vulneráveis.
Ordenado sacerdote para a arquidiocese de Košice, Barlaš fez estudos em teologia moral e doutrina social da Igreja, e se especializou em relações internacionais.
Depois de vários anos de ministério pastoral em paróquias e na formação de seminaristas, Barlaš foi chamado a Roma para continuar seus estudos e, depois, incorporado ao serviço da secretaria de Estado da Santa Sé, onde desempenhou funções relacionadas à coordenação interdicasterial e à elaboração de documentos oficiais.
Substituição no cargo: a transição depois de monsenhor Ekpo
O anúncio faz parte de uma série de ajustes na Cúria Romana iniciados por Leão XIV depois de sua eleição. Barlaš substitui Anthony Onyemuche Ekpo, teólogo e canonista nigeriano de 44 anos de idade, que o papa nomeou conselheiro para Assuntos Gerais da Secretaria de Estado.
O sacerdote foi o primeiro conselheiro para Assuntos Gerais que não veio diretamente das fileiras da secretaria de Estado da Santa Sé, embora tenha trabalhado lá antes de ser nomeado subsecretário do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral.
Além dessa função, ele foi nomeado subsecretário da Seção para as Relações com os Estados e as Organizações Internacionais, fortalecendo a estrutura diplomática da Santa Sé.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Neste mês, o papa Leão XIV nomeou outro sacerdote nigeriano, o padre Edward Daniang Daleng, OSA, ex-conselheiro geral e procurador geral da Ordem de Santo Agostinho, vice-regente da prefeitura da Casa Pontifícia, órgão fundamental na organização das cerimônias e audiências do papa.
A primeira grande nomeação de Leão XIV: seu sucessor no Dicastério para os Bispos
A primeira grande nomeação de Leão XIV ocorreu em 26 de setembro. O papa nomeou Filippo Iannone prefeito do Dicastério para os Bispos, cargo ocupado pelo então arcebispo Robert Prevost antes de sua eleição como o 267º papa.
Ele também nomeou Iannone, que até então era prefeito do Dicastério para os Textos Legislativos, presidente da Comissão Pontifícia para a América Latina.
Ele é acompanhado na tarefa, por um período de cinco anos, por Ilson de Jesús Montanari como secretário do Dicastério e Ivan Kovač como subsecretário, cujos cargos foram confirmados pelo papa.
Iannone tem a responsabilidade de apresentar os candidatos ao episcopado ao papa, posição fundamental na Igreja.





