O papa Leão XIV nomeou o arcebispo de Chicago, cardeal Blase Cupich, para a Pontifícia Comissão para o Estado da Cidade do Vaticano, disse ontem (15) a Santa Sé. A comissão funciona como órgão legislativo da Cidade do Vaticano.

O cardeal envolveu-se em uma controvérsia com outros bispos americanos recentemente ao nomear o senador democrata Richard Durbin para um prêmio católico, apesar da atuação pró-aborto do senador. O prêmio era pela atuação de Durbin no atendimento a migrantes nos EUA.

O papa Leão XIV comentou a controvérsia dizendo que quem é contra o aborto mas é a favor da pena de morte ou contra migrantes não é pró-vida.

Diante da controvérsia, Durbin recusou o prêmio.

Governo do Vaticano  

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

Além de gerenciar as muitas funções e atividades do governo da Cidade do Vaticano — como segurança e ordem pública, saúde pública e meio ambiente, atividades econômicas, serviços postais e alfandegários e várias outras preocupações internas — a comissão também supervisiona o complexo artístico dos Museus do Vaticano e seus ativos.

As leis propostas pela comissão devem ser aprovadas pelo papa.

A Santa Sé disse que Leão XIV também nomeou para a comissão o vigário-geral de Roma, cardeal Baldassare Reina.

Ontem, o papa confirmou também a composição atual da comissão para o mandato atual.

A presidente da comissão é irmã Raffaella Petrini, FSE, primeira mulher a ocupar o cargo, nomeada pelo papa Francisco no início do ano.