Um projeto de lei que tramita na Assembleia Legislativa de São Paulo quer instituir o “Dia de são Carlo Acutis” como data de conscientização e alerta para a proteção de crianças e adolescentes no ambiente digital.

O dia coincidiria com a memória litúrgica do santo, 12 de outubro. “A criação desta data não se restringe a um reconhecimento religioso ou cultural, mas também se constitui em um instrumento de política pública preventiva”, diz o texto do projeto de lei.

“A escolha do dia 12 de outubro carrega um simbolismo profundo”, disse o autor da proposta, deputado estadual Rafa Zimbaldi (Cidadania-SP). “Na mesma data em que o Brasil celebra Nossa Senhora Aparecida, padroeira da nação, a memória de Carlo Acutis reforça a necessidade de unir fé, responsabilidade social e compromisso com a proteção das novas gerações, especialmente diante das ameaças cada vez mais frequentes que crianças e adolescentes enfrentam no meio virtual”.

Carlo Acutis foi canonizado em 7 de setembro, pelo papa Leão XIV, em uma missa na praça de São Pedro, no Vaticano. Ele é o primeiro santo millennial, termo que designa as pessoas que nasceram entre o início de 1980 e meados de 1990. Acutis é conhecido como "ciberapóstolo da Eucaristia", "apóstolo dos millennials" e, mais recentemente, "apóstolo da Internet", porque foi um divulgador de milagres eucarísticos por meio da internet, tendo criado um site com essa finalidade. O jovem dizia que a Eucaristia era sua autoestrada para o céu. Ele nasceu no dia 3 de maio de 1991, em Londres, na Inglaterra e viveu sua infância e juventude em Milão, na Itália. Ele morreu aos 15 anos de leucemia promielocítica aguda (LMA M3), a forma mais agressiva desse tipo de câncer, em 12 de outubro de 2006, dia de Nossa Senhora Aparecida, e foi beatificado em 2020 em Assis, na Itália.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

O PL do deputado Zimbaldi diz que pretende promover a conscientização da sociedade paulistana sobre os riscos enfrentados por crianças e adolescentes no ambiente digital; promover e estimular a realização de ações educativas e preventivas voltadas à segurança digital e à proteção integral da infância e da juventude; promover iniciativas de órgãos públicos e entidades civis que atuem na proteção dos menores.

Segundo o parlamentar, essa iniciativa também “se alinha aos trabalhos da Frente Parlamentar em Combate a Crimes Digitais contra Crianças e Adolescentes”, no qual ele coordena.

“Ao instituir o Dia de são Carlo Acutis, o Estado de São Paulo dá um passo significativo no sentido de homenagear um jovem que se tornou exemplo mundial de uso saudável e seguro da internet; Promover conscientização entre famílias, escolas e comunidades sobre os perigos do ambiente digital; Estimular ações educativas e preventivas que protejam crianças e adolescentes contra crimes virtuais; Unir valores espirituais e sociais, reforçando a responsabilidade coletiva na construção de uma internet mais ética e segura”, frisou Zimbaldi.