8 de set de 2025 às 14:59
A canonização de são Carlo Acutis ontem (7) foi celebrada em Campo Grande (MS), cidade onde aconteceu em 2013 o milagre da beatificação de Carlo. Segundo a assessoria da capela Nossa Senhora Aparecida, conhecida como capela do milagre, 4,5 mil pessoas participaram das celebrações na capital sul-mato-grossense.
Carlo Acutis foi canonizado pelo papa Leão XIV em missa ontem na praça de São Pedro, no Vaticano. Na mesma ocasião também foi canonizado Per Giorgio Frassati. A cerimônia foi acompanhada ao vivo às 4h (horário do Mato Grosso do Sul) por devotos que lotaram a capela do milagre.
Na manhã de ontem, o arcebispo de Campo Grande, dom Dimas Lara Barbosa, celebrou missa em ação de graças pela canonização de Carlo Acutis na igreja matriz de São Sebastião, paróquia a que pertence a capela do milagre.
Santuário Nossa Senhora Aparecida e São Carlo Acutis
Dom Dimas Lara Barbosa anunciou, na celebração de ontem, que a capela do milagre será elevada a santuário dedicado a Nossa Senhora Aparecida e são Carlo Acutis. A elevação do novo santuário será no dia 12 de outubro, quando a Igreja celebra Nossa Senhora Aparecida e também são Carlo Acutis.
Na missa, dom Dimas destacou a ligação de Carlo Acutis com o Brasil, pois ele morreu em 12 de outubro de 2006, dia de Nossa Senhora Aparecida, e foi em Campo Grande que aconteceu em 12 de outubro de 2013 o milagre reconhecido para a beatificação dele, a cura do menino Matheus Vianna que sofria de uma malformação congênita conhecida como pâncreas anular. Além disso, ressaltou dom Dimas, Carlo Acutis foi canonizado ontem, 7 de setembro, dia da Independência do Brasil.
Exemplo para jovens e adultos
Em sua homilia, dom Dimas Lara Barbosa disse louvar a Deus por aquela celebração, “em que nós nos colocamos na memória de um adolescente que, tão jovem ainda, descobriu o sentido último da sua vida justamente em Deus”.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

O arcebispo disse que são Carlo Acutis é um exemplo para os jovens, mas também para os adultos.
Ele destacou que Carlo é “uma espécie de apóstolo da juventude” e que jovens, adolescentes e crianças “o admiram”.
“Mas é impressionante como muitos adultos, muitos idosos se voltam com muita simpatia, com muita alegria para esse nosso irmão”, disse dom Dimas. Para ele, “talvez”, isso seja “justamente devido à sua simplicidade e à sua jovialidade”.
Dom Dimas disse que, embora Carlo fosse “um garoto muito inteligente”, considerado inclusive um “gênio da informática”, “não foi através dessas técnicas que ele conheceu Deus”. “Pelo contrário, foi justamente pela sua força de querer lidar e se assemelhar cada vez mais Àquele em que ele mesmo acreditou”, disse.
Segundo o arcebispo, “foi graças à sabedoria que vem do alto, e ao Espírito de Deus que habita nele, habitava nele e habita em nós, que ele chegou a conhecer com tanta profundidade o amor de Deus”.
Dom Dimas destacou o exemplo de são Carlo Acutis de “seu grande amor à Eucaristia, a nossa Mamãe do Céu e ao papa”. Ele disse que, uma das lições deixadas por Carlo é a de que “o verdadeiro santo é um homem e uma mulher de Igreja” e que “sabe que é na Igreja que ele se faz e que ele é chamado a testemunhar o seu Senhor”.
Ao recordar uma das frases ditas pelo mais novo santo da Igreja, o arcebispo incentivou a que “continuemos originais, pessoas únicas”, e não fotocópias. “Que sejamos pessoas da Igreja, de Igreja, com um grande amor a Nossa Senhora, a Santíssima Eucaristia, a nossa comunidade”, concluiu.



