A ilha Tarsin, no oeste do Sudão, foi completamente devastada por um deslizamento de terra provocado por fortes chuvas. Pelo menos mil pessoas foram soterradas e algumas ainda estão desaparecidas.

Em telegrama de condolências endereçado ontem (1) ao bispo de El-Obeid, Yunan Tombe Trille Kuku Andali, e assinado pelo secretário de Estado da Santa Sé, cardeal Pietro Parolin, o papa Leão XIV disse rezar pelo "repouso eterno dos mortos, por aqueles que choram sua perda e pelo resgate das muitas pessoas ainda desaparecidas".

O papa dirigiu palavras de incentivo às autoridades civis e ao pessoal de emergência em seus contínuos esforços de socorro. Por fim, Leão XIV invocou sobre o país "bênçãos divinas de conforto e força".

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

Desde 15 de abril de 2023 há confrontos armados entre o exército, comandado pelo presidente do país, Abdel Fattah al-Burhan, e as Forças de Apoio Rápido (FAR), um grupo irregular liderado pelo presidente do Sudão, Mohammed “Hemedti” Hamdan Dagalo.

Ambos os lados depuseram conjuntamente o regime de transição, estabelecido devido à derrubada do ditador Omar al-Bashir em 2019. Uma vez que seu objetivo foi alcançado, o exército sudanês e as FAR entraram em confronto pelo controle do país.