“Profundamente entristecido pela significativa perda de vidas causada pelo terremoto no leste do Afeganistão, Sua Santidade o papa Leão XIV oferece fervorosas orações pelas almas dos mortos, feridos e desaparecidos”, diz telegrama enviado hoje em nome do papa Leão XIV ao país em que um terremoto matou pelo menos 800 pessoas e deixou 1,5 mil feridos, segundo as autoridades locais.

O telegrama, assinado pelo secretário de Estado da Santa Sé, cardeal Pietro Parolin, diz que Leão XIV confia "todos os afetados por esse desastre à providência do Todo-Poderoso".

O papa também expressou sua "mais sincera solidariedade, especialmente com aqueles que choram a perda de entes queridos e com o pessoal de emergência e as autoridades civis envolvidas nos esforços de resgate e recuperação".

O terremoto principal, de magnitude seis na escala Richter, ocorreu por volta da meia-noite. Dois tremores secundários de magnitude 5,2 se seguiram.

Casas de adobe e pedra facilitaram desabamentos

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

Segundo a agência de notícias afegã Khaama Press, o terremoto destruiu cidades inteiras, devido ao epicentro estar próximo da superfície e muitas casas terem sido construídas com pedras e adobe.

Equipes de resgate seguem procurando sobreviventes entre os escombros, embora digam que as operações estão sendo prejudicadas por deslizamentos de terra que bloquearam estradas importantes.

Zabihullah Mujahid, vice-ministro da Informação do Afeganistão, escreveu na rede social X que “autoridades locais e moradores estão envolvidos nos esforços de resgate e todos os recursos disponíveis serão usados ​​para salvar vidas”.