31 de jul de 2025 às 13:21
Um homem ainda não identificado invadiu ontem (30) a igreja de Santo Estanislau, em Itaiópolis (SC), e explodiu algo que parece fogo de artifício em cima do altar, diante do ao sacrário. Em nota, a arquidiocese de Joinville (SC), a que pertence a paróquia, repudiou o ato, classificado como “atentado”.
“A Arquidiocese de Joinville manifesta sua profunda tristeza diante do atentado ocorrido no dia 30 de julho de 2025 na Igreja Matriz da Paróquia Santo Estanislau, em Itaiópolis (SC), onde um artefato explosivo foi detonado diante do altar, junto ao sacrário; lugar sagrado que abriga a Santíssima Eucaristia”, diz a nota.
O caso foi registrado por câmeras de segurança. O homem entrou na igreja e tentou abrir o sacrário, mas não conseguiu. Em seguida, ele acendeu o explosivo, colocou-o em frente ao sacrário e saiu correndo.
As imagens das câmeras foram recolhidas pela Polícia Civil, que investiga o caso.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
“Reiteramos nosso repúdio a qualquer ato de desrespeito ao Sagrado e confiamos na atuação das autoridades competentes para o esclarecimento dos fatos”, diz a arquidiocese, ao se unir “em oração ao pároco, aos fiéis e a toda a comunidade”.
A igreja de Santo Estanislau é patrimônio histórico tombado em nível estadual e federal. Começou a ser construída e 1915 e foi inaugurada em 1922. É considerada o maior templo católico construído por imigrantes poloneses na América Latina. Foi edificada conforme a planta da igreja de Stojanów, na Polônia, com algumas adaptações.




