A igreja Nossa Senhora da Lapa, construída no século XVIII no centro de Campos dos Goytacazes (RJ), foi invadida e depredada na madrugada de ontem (29). Imagens foram quebradas, objetos litúrgicos roubados, ventiladores quebrados e torneiras arrancadas, deixando água jorrando.

“Infelizmente é mais uma ação de violação do espaço sagrado, pois durante a invasão a imagem de Nosso Senhor dos Passos teve a cabeça arrancada e a coroa de espinhos roubada”, disse a diocese de Campos em nota. A nota diz que “o sacrário não chegou a ser profanado”.

Imagem de Nosso Senhor dos Passos destruída. Captura de vídeo
Imagem de Nosso Senhor dos Passos destruída. Captura de vídeo

Segundo a diocese, a igreja Nossa Senhora da Lapa é de responsabilidade da Santa Casa de Misericórdia. Foi um funcionário da instituição que descobriu o ato de vandalismo na manhã de ontem.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

O ato foi divulgado nas redes sociais pelo subsecretário de turismo de Campos dos Goytacazes, Edvar Júnior. Em um vídeo, ele mostrou os estragos na igreja. Segundo Edvar, os vândalos “quebraram imagem, levaram a âmbula, cálice, todos os vasos sagrados, todas as torneiras, ventilador, caixa de som, e ainda deixaram uma vela acesa dentro do armário”. “Uma situação muito triste e constrangedora”, disse.

Um missa de desagravo foi celebrada na manhã de ontem por frei Francisco Júdice, disse a diocese de Campos.

Segundo a diocese, este foi o segundo caso de ataque a igreja em Campos registrado neste ano de 2025. Desde 2019, foram registrados 31 atos de vandalismo contra igrejas na diocese.