A igreja de Nossa Senhora do Carmo, em Betim (MG), foi elevada hoje (16) a santuário arquidiocesano e passa a ser o primeiro santuário da cidade. A elevação aconteceu em missa celebrada pelo arcebispo de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, na festa de Nossa Senhora do Carmo.

Na celebração, o arcebispo disse que o novo santuário é “um centro de espiritualidade mariana para realizar no coração de cada um de nós a consciência de que somos peregrinos de esperança”.

Também participaram da missa os bispos auxiliares de Belo Horizonte dom Nivaldo dos Santos Ferreira e dom José Otácio Oliveira Guedes e padres da arquidiocese.

Durante a celebração, também foi apresentado o projeto do Caminho das Sete Alegrias de Nossa Senhora, um itinerário de oração e contemplação preparado ao longo da avenida Governador Valadares, que liga a atual igreja matriz à praça Milton Campos, onde está a ermida de Nossa Senhora do Carmo. O caminho conta com vitrais que narram momentos da vida de Nossa Senhora: a anunciação do anjo Gabriel, a visita à prima Isabel, o nascimento de Jesus, a adoração dos Reis Magos, o encontro do Menino Jesus no templo, a ressurreição de Jesus e a assunção de Maria e coroação no céu.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

Ao falar sobre o Caminho das Sete Alegrias de Nossa Senhora, dom Walmor expressou o desejo de que “essa alegria possa tomar conta de nosso coração e reavivar em nós o compromisso de sermos uma Igreja em saída, de comunhão e participação e vigorosa na missão”.

O santuário arquidiocesano Nossa Senhora do Carmo

A atual igreja matriz Nossa Senhora do Carmo foi construída na década de 1960. A primeira igreja dedicada à Nossa Senhora do Carmo foi construída no século XIX, onde atualmente é a Praça Milton Campos. Mas, o templo foi demolido em 1969.

Em 1999, foi inaugurado, na Praça Milton Campos, onde ficava a igreja histórica, um memorial em homenagem à primeira matriz. Em 2022, foi construída na mesma praça a ermida Nossa Senhora do Carmo, como forma de resgatar a história da primeira capela da cidade.