Dom Pedro Cunha Cruz foi nomeado hoje (2) bispo de Nova Friburgo (RJ) pelo papa Leão XIV. Nova Friburgo estava vacante desde 25 de fevereiro, quando dom Luiz Antônio Lopes Ricci foi transferido para Itapetininga (SP) pelo papa Francisco.

Dom Pedro Cunha Cruz, até hoje bispo da Campanha (MG), nasceu no dia 16 de junho de 1964, no Rio de Janeiro.  Foi ordenado padre em 4 de agosto de 1990 e tornou-se vigário paroquial da paróquia Cristo Operário e santo Cura d’Ars. Em 1991, foi pároco da paróquia são Francisco de Assis. Entre 1991 a 1993 foi diretor dos estudantes no seminário são José. Entre 1996 a 1997 foi para Roma, na Itália e fez mestrado em teologia fundamental na Pontifícia Universidade Gregoriana e doutorado em filosofia na Pontifícia Universidade Santa Cruz.

Em 1998, foi pároco da paróquia santa Teresa de Jesus. A partir de 2003 foi pároco da paróquia santa Rita de Cássia, no centro do Rio. Além disso, foi professor de filosofia na PUC-Rio, diretor da Faculdade Eclesiástica de Filosofia João Paulo II e diretor do Instituto de Teologia, ambas na arquidiocese do Rio de Janeiro.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

Em 24 de novembro de 2010 foi nomeado bispo auxiliar do Rio de Janeiro pelo papa Bento XVI. Na arquidiocese, foi vigário geral; animador do vicariato episcopal Leopoldina e Urbano. Também auxiliou em diversas pastorais, no seminário arquidiocesano; na comissão de ordem e ministérios e foi professor do seminário são José e da PUC-Rio.

Em 20 de maio de 2015, foi nomeado bispo-coadjutor da Campanha (MG) pelo papa Francisco e foi apresentado na diocese em 11 de julho do mesmo ano, passando a auxiliar o então bispo, dom Diamantino Prata de Carvalho. Em 25 de novembro de 2015, o papa Francisco o nomeou bispo da Campanha.

Até o momento ele é bispo referencial da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e também é referencial da pastoral da educação e cultura do Regional Leste 2 da CNBB.