O bispo auxiliar de Salvador (BA), dom Dorival Souza Barreto Júnior foi nomeado hoje (18) bispo de Januária (MG) pelo papa Leão XIV. A sede de Januária estava vacante desde 13 de abril, quando o então bispo, dom Geraldo de Souza Rodrigues morreu aos 61 anos de câncer nos rins.

“Chego à diocese de Januária nas comemorações dos 68 anos de sua instalação”, disse dom Dorival em mensagem à sua nova diocese. “Coloco-me entre vós, como aquele que serve, um missionário, anunciador do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, o caminho, a verdade e a vida, o Nosso Senhor e Salvador” e “quero contar com a presença, participação, ajuda e orações de cada um, para que juntos possamos anunciar e testemunhar o Reino de Deus”.

“A todos os queridos diocesanos, a minha bênção episcopal no desejo de logo podermos nos encontrar, celebrar, festejar e iniciar o caminho de serviço na Vinha do Senhor. Que as bênçãos de Deus desça sobre vós, pela intercessão de Nossa Senhora das Dores, padroeira da Diocese de Januária”, escreveu o bispo.

Dom Dorival Souza Barreto Júnior nasceu no dia 10 de março de 1964, em Jequié (BA). Em 1980, ingressou no seminário dos Capuchinhos, em Vitória da Conquista (BA). Fez o noviciado em Esplanada (BA), onde fez sua profissão Simples. Foi ordenado padre em 10 de janeiro de 1988.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

Ele é bacharel em Teologia, licenciado em Filosofia e mestre em Liturgia pelo Pontifício Instituto Litúrgico de Roma, e doutor em Teologia Dogmática pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Ainda como sacerdote, foi vigário, administrador paroquial e pároco em algumas paróquias de Montes Claros (MG). Também foi chanceler, ecônomo, membro dos Conselhos Presbiteral, Econômico e Pastoral, do Colégio dos Consultores e pároco da catedral de Montes Claros. Além disso, foi professor de Liturgia Fundamental, no seminário arquidiocesano Sagrado Coração de Jesus, em Diamantina (MG); professor de Liturgia Fundamental, Arte Sacra, Liturgia Sacramental, Práticas Litúrgicas e Latim, no seminário maior Imaculado Coração de Maria, em Montes Claros; professor de Língua e Culturas Latinas na Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), em Montes Claros; coordenador da Comissão Arquidiocesana de Arte e Bens Culturais, vice-chanceler, vigário da forania Nossa Senhora da Conceição e São José.

Em 4 de novembro de 2020, foi nomeado bispo auxiliar de Salvador (BA) pelo papa Francisco e escolheu como lema episcopal a passagem de Mt 20,7: “Ite et vos” (Ide também vós).