Dom Francisco Agamenilton Damascena foi nomeado hoje (28) bispo de Luziânia (GO) pelo papa Leão XIV. Luziânia estava vacante desde 5 de fevereiro, quando o então bispo, dom Waldemar Passini Dalbello, foi nomeado bispo-coadjutor de Anápolis (GO) pelo papa Francisco.

Dom Agamenilton era até hoje bispo de Rubiataba-Mozarlândia (GO).

“Estou feliz e agradecido a Deus por esta missão que ele me confia por meio do sucessor de Pedro, o papa Leão XIV”, disse dom Agamenilton hoje em mensagem à sua nova diocese. “Sinto-me honrado de brevemente começar a viver entre vocês vindos dos quatro cantos do país” e “desejo escutar suas histórias, aprender lições de vida e fazer minhas as alegrias, desafios e sonhos de quem mora no entorno do Distrito Federal. Vocês são muito queridos por Deus. Que ele faça frutificar o suor de cada dia e lhes dê a paz. Peregrinemos juntos na esperança”.

Dom Francisco Agamenilton Damascena nasceu no dia 26 de junho de 1975, em Currais Novos (RN). Ingressou no seminário maior Nossa Senhora de Fátima, em Brasília no dia 21 de fevereiro de 1993 e em outubro de 1994, foi enviado para o Collegio Internazionale Maria Mater Ecclesiae, em Roma, onde concluiu o bacharelado e mestrado em Filosofia e o bacharelado em teologia no Pontifício Ateneo Regina Apostolorum.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

Em 19 de março de 2001, foi ordenado padre em Niquelândia (GO) e incardinado na diocese de Uruaçu (GO). Ele serviu em várias paróquias da diocese; foi diretor acadêmico, professor e mestre de disciplina no Instituto Diocesano de Filosofia e no Seminário Diocesano São José. Além disso, foi chanceler da cúria, membro do colégio de consultores e do conselho presbiteral e coordenou várias pastorais da diocese.

Em 2013, foi enviado novamente para Roma para fazer o doutorado em filosofia, na Pontificia Università Lateranense, concluído em 2016. Neste período ele morou no Collegio Sacerdotale Giovanni Paolo II e ajudou na paróquia santa Sinforosa, em Bagni di Tivoli. Ele também foi professor na Faculdade Serra da Mesa, o Institutum Sapientiae e a Faculdade Católica de Anápolis (GO); vice-presidente do Conselho Interconfessional de Ensino Religioso de Uruaçu e é membro da Sociedade Brasileira de Cientistas Católicos.

Em 23 de setembro de 2020, foi nomeado bispo de Rubiataba–Mozarlândia (GO) pelo papa Francisco. Escolheu como lema episcopal: “Para que todos tenham vida” Jo 10,10.  Na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) foi secretário do Regional Centro-Oeste - responsável pela Comissão Regional Episcopal para os Ministérios Ordenados e Vida Consagrada e membro da Comissão Episcopal Pastoral para Cultura e Educação.