Um homem condenado incendiar com coquetel molotov o escritório de uma organização pró-vida em Madison, Wisconsin, EUA, foi condenado a mais de sete anos de prisão na quarta-feira (10).

Hridindu Sankar Roychowdhury, de 29 anos, se declarou culpado de uma acusação de tentativa de causar danos por fogo ou explosivos ao colocar coquetel molotov no escritório da Wisconsin Family Action (WFA). O ataque, ocorrido em maio de 2022, ocorreu no início da manhã, quando o escritório estava vazio e não houve feridos.

Roychowdhury lançou seu ataque poucos dias depois que uma pessoa não identificada vazou um rascunho da decisão da Suprema Corte dos EUA para anular Roe x Wade. Também foram encontradas pichações no ataque. Uma delas dizia: “se o aborto não está seguro, vocês também não estão seguros”.

“O incêndio criminoso de Roychowdhury foi um ato de terrorismo doméstico”, disse o procurador dos EUA para o Distrito Ocidental de Wisconsin, Timothy M. O'Shea, em um comunicado divulgado pelo Departamento de Justiça.

“O terrorismo doméstico é covarde e profundamente antidemocrático”, disse o procurador. “Não é um discurso, não é uma troca de ideias, pelo contrário, é uma tentativa de prejudicar ou assustar os nossos concidadãos, separando assim os americanos e enfraquecendo o tecido da nossa sociedade democrática”.

O’Shea também disse que o Departamento de Justiça, o Ministério Público e as autoridades competentes “nunca hesitarão em responsabilizar os terroristas locais”.

Christine File, presidente da WFA, ficou decepcionada com a sentença. A organização recomendou que Roychowdhury fosse condenado a 15 anos de prisão. As acusações acarretavam pena mínima de cinco anos e máxima de 20 anos de prisão.

“O tribunal perdeu uma oportunidade de reforçar a proteção dos direitos constitucionais, como a liberdade de expressão e o livre exercício, direitos que foram atacados nos últimos anos”, disse num comunicado recente.

“O ato de terrorismo interno do réu para ameaçar o nosso povo, famílias e amigos, vizinhos e comunidade pró-vida em geral é desprezível. Em última análise, o réu (e outros que atacaram grupos pró-vida dos quais discordam) atacaram a nossa sociedade civil e os direitos constitucionais que a sustentam”, acrescentou.

Além da sentença de 90 meses, Roychowdhury recebeu três anos de liberdade vigiada e multa de US$ 32 mil.

“Dada a gravidade do seu crime e as acusações pelas quais se declarou culpado, a pena carece de proporcionalidade. No entanto, como dissemos desde o dia do ataque, nenhum ato ou ameaça de violência ou terrorismo nos impedirá de cumprir a nossa missão: ser uma voz para os que não têm voz”, disse Christine File.

Aumentam as ameaças às organizações pró-vida

Os ataques a organizações pró-vida, igrejas e centros de gravidez pró-vida aumentaram desde o projeto da Suprema Corte que anulou Roe x Wade, segundo um rastreador da CNA, agência em inglês da EWTN. Ao menos 115 organizações, incluindo 38 igrejas, foram vandalizadas nos últimos dois anos com graus variados de gravidade.

A maior parte do vandalismo continua sem solução, atraindo críticas ao Departamento de Justiça e ao Federal Bureau of Investigation (FBI) por parte de grupos católicos, organizações pró-vida e legisladores republicanos.

No dia 9 de abril, a CatholicVote enviou uma carta ao procurador-geral Merrick Garland, criticando a falta de processos judiciais e solicitando informações sobre como o Departamento de Justiça pretende combater estes ataques.

“As igrejas católicas e os católicos têm o direito absoluto de praticar a sua fé e votar de acordo com as suas consciências”, escreveu Brian Burch, presidente da CatholicVote, na carta.

Segundo Garland, o Departamento de Justiça dedicou todos os recursos disponíveis à investigação destes incidentes, mas a maioria das ações ocorre à noite, tornando-os difíceis de resolver.

Vários ativistas pró-vida foram condenados por obstruir o acesso a clínicas de aborto, conforme estipulado pela Lei de Liberdade de Acesso às Entradas das Clínicas (FACE). Alguns destes ativistas poderão enfrentar mais de dez anos de prisão.