Depois da oração do Regina Caeli de hoje (14), na Praça de São Pedro, no Vaticano, o papa Francisco se referiu ao ataque que o Irã lançou contra Israel e pediu um cessar-fogo rápido em Gaza e o fim da guerra e da violência na Terra Santa por meio do diálogo.

"Acompanho em oração, com preocupação e também tristeza, as notícias das últimas horas sobre o agravamento da situação em Israel por causa da intervenção por parte do Irã", disse o papa Francisco.

"Faço um forte apelo para que cessem odas as ações que possam alimentar a espiral de violência, com o risco de levar o Oriente Médio a um conflito bélico ainda maior", continuou.

"Ninguém deve ameaçar a existência de outros, todas as nações devem tomar o partido da paz e ajudar os israelenses e palestinos a viverem em dois Estados, lado a lado, em segurança", disse. "Esse é o desejo profundo e legítimo deles, e é um direito deles. Dois Estados vizinhos”, continuou.

“É preciso chegar logo a um cessar-fogo em Gaza, os caminhos da negociação devem ser seguidos. Uma negociação com determinação, para ajudar essa população imersa em uma catástrofe humanitária”, disse.

"Chega de guerra, chega de ataques, chega de violência, sim ao diálogo e sim à paz", enfatizou o papa.

Depois de lembrar que em 25 e 26 de maio será celebrada a primeira Jornada Mundial das Crianças, o papa Francisco disse: “Rezemos pelas  crianças que sofrem a guerra, são tantos na Ucrânia, na Palestina, em Israel, em outras partes do mundo como Mianmar. Rezemos por elas e pela paz”.

Em uma mensagem enviada ao canal de televisão Al Arabiya na sexta-feira (12), por ocasião do fim do Ramadã muçulmano, o papa Francisco disse: "Deus é paz e quer a paz. Quem crê nele não pode deixar de repudiar a guerra, que nunca resolve os conflitos, mas apenas os aumenta".

O ataque do Irã contra Israel

Ontem (13), o exército israelense informou que o Irã lançou dezenas de mísseis e drones de seu território, a maioria dos quais foi interceptada fora do território israelense pelos sistemas de defesa aérea de Israel.

Segunda a CNN em Espanhol, os militares israelenses disseram que mais de 200 "ameaças" foram lançadas e que ainda estão interceptando esses ataques.

Segundo várias autoridades iranianas, como o Ministério das Relações Exteriores, o ataque lançado contra Israel foi em resposta a um ataque israelense contra o consulado iraniano em Damasco, Síria, no início de abril.

O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, disse em um comunicado que ele iria "consultar aliados e parceiros na região e em todo o mundo nas próximas horas e dias" depois do ataque do Irã contra Israel.

"Os EUA condenam veementemente o ataque do Irã a Israel", disse.

"Embora não busquemos uma escalada, continuaremos a apoiar a defesa de Israel e, como o presidente (Joe Biden) deixou claro, defenderemos o pessoal americano”.