A Igreja no Paquistão, país onde os cristãos sofrem constantes ataques e discriminações, celebrou o avanço no processo do salesiano Akash Bashir, que morreu aos 20 anos impedindo que um terrorista com explosivos matasse centenas de fiéis numa missa. Se canonizado, Bashir será o primeiro santo do Paquistão.

Segundo a Agência de Notícias Salesiana (ANS), no dia 15 de março a Catedral do Sagrado Coração de Lahore, Paquistão, concluiu oficialmente a fase diocesana de investigação sobre o servo de Deus Akash Bashir, depois de dois anos. Agora todas as informações serão avaliadas pela Santa Sé.

O evento foi presidido pelo arcebispo de Lahore, dom Sebastian Francis Shaw, que em seguida celebrou uma missa juntamente com o núncio apostólico no Paquistão, dom Germano Penemote, bispos, sacerdotes de todas as paróquias, representantes de todas as congregações religiosas do país, a família de Akash Bashir e fiéis em geral.

Quem foi Akash Bashir?

ANS diz que o servo de Deus Akash Bashir foi um “ex-aluno de dom Bosco”, título tradicionalmente atribuído a todos que recebem formação salesiana. Bashir estudou no Instituto Técnico Dom Bosco, em Lahore, e quis ser voluntário de segurança para proteger os fiéis católicos.

No dia 15 de março de 2015, Bashir, devoto do santo terço, descobriu que uma pessoa queria entrar na Igreja de São João carregando explosivos no corpo. Tentou impedi-lo de avançar, mas não conseguiu convencer o terrorista a desistir.

Conta-se que Bashir o abraçou com força e disse: “Vou morrer, mas não vou deixar você entrar na igreja”. O agressor ativou a bomba e ambos morreram.