A primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, e o produtor do filme Sound of Freedom (O Som da Liberdade) e presidente do movimento Viva México, Eduardo Verástegui, reuniram-se em Roma para assinar um acordo para erradicar o tráfico de crianças na Itália e na Europa.

O encontro ocorreu na tarde de ontem (15), às 17h30 (hora local), no Palazzo Chigi, em Roma, onde ambos assinaram um acordo de cooperação contra o tráfico de menores.

Itália, o primeiro país europeu a aderir ao movimento “Sound of freedom

Desta forma, a Itália torna-se o primeiro país europeu a aderir ao movimento global que surgiu com Sound of Freedom, o filme que denuncia o tráfico de crianças.

 

Eduardo Verástegui e Giorgia Meloni assinam o acordo em Roma. Crédito: Cortesia de Eduardo Verástegui
Eduardo Verástegui e Giorgia Meloni assinam o acordo em Roma. Crédito: Cortesia de Eduardo Verástegui

Segundo um comunicado, o encontro representa “uma forte aposta no trabalho conjunto, promovendo ações concretas no âmbito da sociedade civil para a sensibilização, prevenção e proteção das crianças”. Entre essas iniciativas, o filme será exibido em todas as escolas públicas do país.

Seguindo a mesma linha das cartas de compromisso assinadas entre o Movimento Viva México e lideranças de diversos países, o acordo diz que “o gravíssimo problema do tráfico de crianças e adolescentes para fins de exploração sexual e tráfico de órgãos representa um problema que transcende as fronteiras dos nossos países”.

Denuncia também que este grave problema “é fortalecido por redes internas e globais de corrupção e crime, dirigidas por organizações criminosas nacionais e internacionais”.

Reconhece que “todos os atores e setores sociais, acadêmicos, políticos, culturais, religiosos e, em geral, todas as pessoas, estão obrigados a comprometer-se com especial consideração pelas crianças e adolescentes que habitam nossas respectivas nações e todo o planeta, muitos dos quais vivem a experiência atroz de serem capturados e explorados para fins sexuais e para a venda de órgãos”.

A Itália também se compromete a trabalhar "através de instituições, empresários, sociedade civil organizada e administração pública e a considerar as ferramentas e meios necessários para gerar prevenção, cuidados e reabilitação das vítimas, fortalecendo ao mesmo tempo as instituições que estão envolvidas na luta contra este crime ".

Procurarão também “implementar protocolos para a identificação e atendimento de crianças vítimas de tráfico e exploração, bem como promover a aplicação de códigos de conduta no setor do turismo e transportes para a proteção das crianças”.

“As crianças são sagradas”

Depois do encontro, Verástegui disse que Giorgia Meloni “não se limita às palavras, mas dá um bom exemplo e torna-se a primeira mandatária da Europa a dar prioridade à devida defesa, proteção e liberdade das crianças”.

“Seu olhar e foco estão no lugar certo, agora é hora de dar uma solução para esta terrível realidade que está prejudicando milhões de crianças no mundo. Meloni é uma mulher de ações, e não apenas de palavras, como já demonstrou em repetidas ocasiões”, disse.

Ele disse também que “as crianças são sagradas, as crianças italianas não estão à venda nem devem ser tocadas. Eu estou aqui e estarei por elas e para elas, protegendo-as com a minha própria vida. Os filhos de Deus não estão à venda!”, exclamou.

Apresentação do filme em Roma

Além da assinatura deste acordo, na sexta-feira (12), Verástegui apresentou o filme a Meloni, num evento privado que visa sensibilizar e proteger as crianças contra este crime que atinge a Europa e o mundo inteiro.

Mais em

Durante o encontro, Verástegui e Meloni trocaram visões e estratégias sobre segurança e combate ao tráfico de crianças para exploração sexual.

A exibição do filme contou ainda com a presença do Ministro da Educação italiano, Giuseppe Valditara, e do Ministro da Cultura, Gennaro Sangiuliano.