Um homem entrou na igreja de São Judas Tadeu, na diocese de Saltillo, México, e destruiu imagens do Sagrado Coração de Jesus e a de são Judas, orago do templo, causando “danos irreversíveis”.

Segundo a diocese, o homem agiu “sob o efeito de substâncias tóxicas”.

Em entrevista coletiva ontem (20), o padre Roberto Carlos Campos Castañeda, reitor da igreja de São Judas Tadeu, acompanhado do bispo de Saltillo, dom Hilario González García, disse que a destruição aconteceu na segunda-feira (19).

O padre Campos Castañeda contou que o homem, de aproximadamente 30 anos, entrou no templo “de forma violenta, quebrando três vidros de uma das principais portas de acesso”.

Estando lá dentro, o homem “destruiu intencionalmente várias imagens”. “O nicho do Santo Sepulcro, a Divina Providência, o Sagrado Coração e uma imagem de são Judas Tadeu com mais de três metros de altura” foram atacadas, disse o padre.

O padre disse que os danos somam “cerca de 250 mil pesos mexicanos”, cerca de R$ 72 mil. Segundo ele, a comunidade paroquial terá de trabalhar “muito para recuperar os danos”.

“Diante do que aconteceu não podemos ficar indiferentes. É um acontecimento que nos desconcerta e nos causa profunda dor”, disse. A igreja afetada “é a imagem do verdadeiro templo que todos nós, batizados, somos”, continuou.

Dom Hilario González García informou que o homem que atacou a igreja foi detido pela polícia local enquanto ainda estava no local. As autoridades eclesiásticas apresentaram “uma queixa por invasão de propriedade e danos materiais”, disse.

Houve 13 roubos e ataques a igrejas nos últimos três anos em Saltillo

Dom González García também disse que nos últimos três anos foram apresentadas 13 denúncias por crimes de roubo e invasão de templos, incluindo o de segunda-feira (19).

Entre os casos mais recentes destacam-se o roubo da eucaristia no dia 25 de novembro de 2023, na capela do Sagrado Coração de Jesus, e ato semelhante perpetrado no dia 8 de janeiro de 2024 na igreja de São Francisco.

O que fazer quando as imagens religiosas sofrem danos irreversíveis?

No caso das estátuas religiosas que sofreram danos irreversíveis, o padre Campos Castañeda disse que serão trituradas para que, quando a igreja for reformada, os restos sejam colocados entre os materiais de cimento e vigas, “e façam parte da construção de as novas áreas que o templo terá.”