O atual pároco e reitor da basílica menor de Nossa Senhora da Penha, em Penha de França (SP), padre Edilson de Souza Silva, da diocese de São Miguel Paulista (SP) foi nomeado hoje (21) bispo auxiliar da arquidiocese de São Paulo (SP). Ele será o sétimo bispo auxiliar da arquidiocese e sua ordenação episcopal está agendada para o dia 21 de abril.  

O arcebispo de São Paulo, cardeal Odilo Pedro Scherer parabenizou padre Edilson por sua “eleição ao episcopado”, deu-lhe “as boas-vindas à arquidiocese de São Paulo” e pediu que a arquidiocese se unisse em oração por ele. “Que o Espírito Santo prepare o coração do novo bispo para assumir a missão que lhe foi confiada pela Igreja”, pediu dom Odilo em seu comunicado.

Padre Edilson de Souza Silva nasceu em Caculé (BA), em 11 de setembro de 1968. Foi ordenado padre no dia 10 de dezembro de 1994, na basílica de Nossa Senhora da Penha pelo primeiro bispo de São Miguel Paulista, dom Fernando Legal. Depois tornou-se vigário da paróquia Santo Antônio de Engenheiro Trindade e vice-Reitor para a Filosofia no seminário Nossa Senhora da Penha. Em 1997, foi pároco da paróquia São José, em Jardim Brasília.

Entre 2003 a 2004, fez o mestrado em Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, na Itália. Em 2005 retornou ao Brasil e tornou-se vigário da catedral de São Miguel Paulista e no mesmo ano assumiu foi pároco da paróquia Nossa Senhora do Rosário de Vila Rosária, em São Miguel Paulista até setembro de 2017. Em outubro do mesmo ano foi nomeado vigário da paróquia Nossa Senhora da Penha, e desde 31 de dezembro de 2018 é pároco e reitor da basílica de Nossa Senhora da Penha.

Na Diocese de São Miguel Paulista, Padre Edilson também foi vice-reitor, diretor espiritual e diretor de estudos do seminário da diocese. Foi membro da coordenação diocesana de Pastoral, vigário episcopal de São Miguel, vigário-geral da diocese e coordenador da comissão diocesana de Tutela de Menores e Vulneráveis.