No sábado, 2 de março, as catacumbas de Roma, Itália, receberão o público para visitas guiadas gratuitas, oferecendo momentos de oração e contemplação. Este evento marca a 7ª edição do “Dia da Catacumba”, organizado pela Pontifícia Comissão para a Arqueologia Sagrada.

Num comunicado recente, a comissão informou que a celebração será nas sete catacumbas romanas abertas ao público: são Calisto (que contém os lugares de enterro dos papas entre os séculos II e IV), são Sebastião, Domitila, Priscila, santa Inês, são Pancracio e santos Marcellino, Pietro e o mausoléu de Sant'Elena.

As catacumbas de Roma, espalhadas por toda a cidade, são locais de enterro dos primeiros cristãos que foram escavados durante a perseguição cristã. Nestes locais repousam muitos dos primeiros papas, mártires e famílias cristãs.

O tema deste ano para o Dia da Catacumba é “Da ​​Memória à Oração”, que se alinha com o desejo do papa de dedicar um ano à oração em preparação para o Jubileu de 2025.

A comissão já destacou a importância da visita às catacumbas, pois é “uma experiência que oferece um encontro com as memórias e os testemunhos da primeira comunidade cristã de Roma”.

Também expressou que este tipo de experiência não pode deixar de provocar uma reflexão profunda e, para os crentes, “uma oração dirigida ao Senhor, Deus da vida e salvador, mas também aos mártires e a todos os que deram testemunho da sua fé”.

No dia 2 de março, mediante reserva, será possível aceder gratuitamente aos complexos subterrâneos e usufruir de visitas guiadas que lhe permitirão descobrir locais como o cubículo Velatio na Catacumba de Priscila, que remonta ao século III; bem como arte antiga que representa cenas do Antigo e do Novo Testamento.

A lista completa de atividades, incluindo concertos musicais, palestras e visitas guiadas, além de eventos infantis, pode ser consultada no site oficial do evento.

O dia terminará com uma missa celebrada por dom Pasquale Iacobone, presidente da Pontifícia Comissão para a Arqueologia Sagrada, na Basílica de São Silvestre, às 18h30 (horário local).

O que é a Pontifícia Comissão para a Arqueologia Sagrada?

Fundado em 1852 pelo papa Pio IX, é responsável pela preservação e proteção do patrimônio arqueológico religioso da Igreja, bem como pela organização de eventos e atividades relacionadas com a arqueologia sagrada. Esta comissão desempenha um papel crucial na gestão e promoção de locais como catacumbas, antigas basílicas, relíquias sagradas e outros locais de importância histórica e religiosa para a fé católica.