Ontem (20), fez 100 anos desde que o Hospital Pediátrico Bambino Gesù se tornou “Hospital do Papa”, depois que em 1924 a família Salviati doou à Santa Sé o centro de saúde que construiu em 1869 com o apoio de Pio IX.

A origem do hospital remonta a meados do século XIX, quando a duquesa Arabella Salviati queria que as crianças de Roma recebessem melhores cuidados médicos, porque, como acontecia em toda a península, os menores eram geralmente internados nas mesmas enfermarias que os adultos, sem receber uma atenção diferenciada.

Assim, para atingir o seu objetivo, como informa o Vatican News, a duquesa seguiu o modelo do Hopital des Enfants Malades de Paris. Seu marido, o duque Cipião, e seus filhos pequenos, que deram à mãe um cofrinho com suas economias, juntaram-se ao projeto.

O primeiro núcleo do hospital nasceu em 19 de março de 1869, num pequeno quarto da Via delle Zoccolette, quando quatro meninas foram acolhidas e cuidadas por dois médicos e pelas Irmãs Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo.

O papa Pio IX manifestou a sua satisfação por este centro dedicado ao Menino Jesus e escreveu num documento: “Que Deus abençoe este bom presente, consolide-o e melhore-o”.

“O Hospital do Papa”

Em 1924, os serviços do Hospital Bambino Gesù aumentaram, assim como o tamanho da sua estrutura. Portanto, para garantir o seu funcionamento, a família Salviati decidiu doá-lo à Igreja.

Segundo o Vatican News, “em 1887, o hospital mudou-se para o antigo convento de Sant'Onofrio, no monte Gianicolo, onde permanece até hoje”. Até 2030 está prevista a sua transferência para a área do antigo hospital romano Forlanini.

A ligação entre este hospital e os papas é forte desde a sua criação, embora a primeira visita oficial tenha ocorrido em 1958 com são João XXIII.

São Paulo VI em 1968, são João Paulo II em 1979, Bento XVI em 2005 e papa Francisco em 2017 também o visitaram.

O Hospital Bambino Gesù é atualmente considerado “o maior centro policlínico e de pesquisa pediátrica da Europa e está ligado aos principais centros internacionais da área”, diz o Vatican News.