A igreja de Santo Amaro, em Castelo de Vide, Portugal, está à venda por 350 mil euros. O local pertence à Santa Casa da Misericórdia de Castelo de Vide e está fechado e sem culto religioso há décadas. Durante esse tempo, o edifício vem se deteriorando. 

“É uma coisa que está a deteriorar aos poucos. Foi recuperado o telhado, mas isso não vai durar sempre assim”, disse a SIC Notícias o provedor da Misericórdia de Castelo de Vide, João Cadeias. “A igreja merece ser recuperada, mas a Santa Casa não pode”, acrescentou. 

Candeias disse que algumas abordagens já foram feitas, mas nada de concreto. A verba da venda será usada pela Santa Casa da Misericórdia para terminar obras em um de seus lares. 

A Santa Casa da Misericórdia de Castelo de Vide “é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, cuja ação se estende à população de todo o concelho, nomeadamente idosos, pessoas carenciadas e deficientes”, diz o site da instituição. 

As Santas Casas foram fundadas em 1498, em Lisboa, pela rainha dona Leonor, com apoio do rei dom Manuel I. Com o tempo, foi crescendo em Portugal e se expandindo para outras regiões com as navegações portuguesas, chegando também ao Brasil. 

Atualmente, segundo o Diário da República, as Santas Casas da Misericórdia, ou Irmandades da Misericórdia, “são associações reconhecidas na ordem jurídica canônica, com o objetivo de satisfazer carências sociais e de praticar atos de culto católico, de harmonia com o seu espírito tradicional, informado pelos princípios de doutrina e moral cristãs. São uma espécie de instituição particular de solidariedade social”. 

Em 1976, foi fundada a União das Misericórdias Portuguesas (UMP). Segundo a UMP, atualmente há 388 Misericórdias ativas em Portugal, que “apoiam diariamente cerca de 165 mil pessoas”. “Detentoras de um vasto patrimônio móvel e imóvel (são mais de 1000 os imóveis de interesse arquitetônico e 82 os museus e núcleos museológicos), as Misericórdias são ainda responsáveis por iniciativas litúrgicas como a Semana Santa e o Dia da Visitação, entre outros”, diz a UMP. 

Segundo a Santa Casa da Misericórdia de Castelo de Vide, a igreja de Santo Amaro, que está à venda, é um prédio urbano, composto por três andares, quintal e sótão, tendo uma área total de terreno de 1350 m², uma área de implantação do edifício de 650m². Em 2014, a igreja foi classificada como monumento de interesse público. 

A portaria de 2014 publicada no Diário da República diz que “a atual Igreja de Santo Amaro de Castelo de Vide é resultado da reconstrução oitocentista de uma pequena ermida da mesma invocação, erguida em 1494 num arrabalde da vila, e cuja posse passou em 1534 para a Santa Casa da Misericórdia local, fundadora do hospital anexo. Progressivamente absorvida pelo casario, a igreja veio a tornar-se um dos elementos definidores e consolidadores do núcleo urbano". 

O documento também destaca no edifício “o volume da lanterna do cruzeiro, com elegante cúpula octogonal, que constitui o elemento arquitetônico de melhor qualidade do imóvel". 

"A austera fachada barroca, rasgada por singelo portal apilastrado, contrasta com o interior, de grande riqueza decorativa, onde se incluem o belo retábulo de alvenaria pintada do altar-mor, a imitar talha, e os diversos marmoreados e estuques decorativos", diz a portaria, que também classifica a igreja como um “testemunho valioso” da expressão do barroco alentejano.