A imagem de Nossa Senhora da Soledade, da basílica de Mafra, Portugal, recebeu ontem (17) a coroação pontifícia. A coroação foi feita pelo enviado do papa Francisco, o cardeal português José Tolentino Mendonça, prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação da Santa Sé.

“É com muita alegria que o Santo Padre se associa a esta coroação da Senhora da Soledade, expressão do amor do povo da Vila e de quantos se juntaram, organizaram, para tecer uma rede de afeto, de amor e de fé e colocar esta coroa, material, mas sobretudo uma coroa espiritual, feita de devoção, de piedade, de esperança”, disse o cardeal Tolentino durante a missa na basílica de Mafra.

A imagem de Nossa Senhora da Soledade, custodiada pela basílica de Mafra, data de 1773. Habitualmente, costuma sair nas procissões do Senhor Jesus dos Passos, em 25 de fevereiro, e do enterro, na Sexta-feira Santa.

Segundo a Real e Venerável Irmandade do Santíssimo Sacramento de Mafra (RVISS), que custodia a imagem, a coroação pontifícia é o “reconhecimento, por parte da Santa Sé, da devoção à Santíssima Virgem presente na venerada imagem da Soledade da basílica de Mafra, com o propósito de estender a todo o orbe católico a importância deste título mariano e o seu culto, fortalecendo assim a piedade cristã nas suas mais diversas expressões”.

Esta é a terceira imagem de Portugal a receber a coroação pontifícia, despois das imagens de Nossa Senhora do Sameiro, em 1904, e Nossa Senhora de Fátima, em 1946.

Na carta de nomeação do enviado especial, lida no início da celebração, o papa Francisco destacou “o admirável testemunho de caridade maternal da Santíssima Virgem Maria da Soledade”.

A coroa colocada sobre a cabeça da imagem de Nossa Senhora da Soledade foi confeccionada a partir de uma “iniciativa laical promovida pela Real e Venerável Irmandade do Santíssimo Sacramento de Mafra”. A Irmandade disse em suas redes sociais que, por essa iniciativa, foi possível reunir “o ouro, prata e os fundos necessários para a execução final do projeto”.

No dia 4 de agosto, durante sua viagem a Lisboa por ocasião da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), o papa Francisco abençoou a coroa, na capela da nunciatura apostólica.