O V Congresso Eucarístico Nacional, que acontecerá este ano em Braga, Portugal, terá uma programação que quer chegar a todos, “em especial aos pobres, aos jovens, à ecologia”, disse o arcebispo de Braga, dom José Cordeiro. Por isso, vai incluir o incentivo à doação de sangue, como compromisso social, e o plantio de quatro árvores, no Sameiro, depois do encerramento do evento.

“Uma das sugestões que apareceu também, nesta preparação, é que o congresso seja também um contributo para diminuir a pegada ecológica, com plantação de árvores pelas dioceses, nas catequeses, nos grupos de jovens, nas paróquias e movimentos”, disse dom Cordeiro em coletiva de imprensa de apresentação do congresso, na segunda-feira (15).

O V Congresso Eucarístico Nacional vai acontecer de 31 de maio a 2 de junho, com o tema “Partilhar o Pão, alimentar a esperança. ‘Reconheceram-no ao partir o Pão’ (Lc 24,35)”. Este evento marca o centenário do I Congresso Eucarístico Nacional, que também aconteceu em Braga, em 1924.

“Queremos que esta partilha do pão alimente a esperança e – nos vários outros momentos, culturais, espirituais, pastorais – seja, de fato, este sinal de esperança que a Igreja, presente em Portugal, quer oferecer à Igreja e ao mundo de hoje, não deixando ninguém de fora”, disse o arcebispo de Braga.

A programação do V Congresso Eucarístico Nacional vai começar com uma conferência inaugural, dia 31 de maio, sobre o tema “Partilhar o pão: Eucaristia e fraternidade”, com o presidente do Pontifício Comitê para os Congressos Eucarísticos Internacionais, padre Corrado Maggioni.

Na tarde do mesmo dia, haverá um painel com testemunhos de movimentos eucarísticos, como Apostolado da Oração, Confraria do Santíssimo Sacramento e Reparadoras de Nossa Senhora de Fátima. Às 17h, terá uma conferência sobre o tema “Reconheceram-no ao partir o Pão (Lc 24,35)”, com a irmã Luísa Almendra, das Religiosas do Sagrado Coração de Maria.

No dia 1º de junho, de manhã, o jesuíta padre Carlos Carneiro fará uma conferência intitulada “Alimentar a Esperança”.  À tarde, haverá sete workshops sobre hospitalidade, jovens (JMJ e Eucaristia), família, pobres, ecologia, espiritualidade eucarística e Confrarias do Santíssimo Sacramento.

No dia 2 de junho, haverá uma peregrinação até o santuário do Sameiro, onde será celebrada a missa de encerramento.

Para dom José Cordeiro, o Congresso Eucarístico “é um momento de pausa, em que toda a Igreja presente em Portugal se centra naquilo que é o essencial, a Eucaristia”. O arcebispo disse querer que “a centralidade da Eucaristia e do domingo, como a Páscoa semanal, seja ainda mais evidente”.

“Não queremos que seja apenas comemorativo, mas queremos que seja projetivo no sentido de abrir ao futuro, porque a Eucaristia é o coração do coração da Igreja. E a Igreja não vive sem a Eucaristia. Sem a Eucaristia não há Igreja”, disse.

O arcebispo espera que o congresso seja “um momento de grande celebração, mas sobretudo de fecundidade para a Igreja”, seguindo o que aconteceu na Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023 e lançando o Jubileu de 2025.