Grupos de católicos em Lisboa e no Porto, Portugal, fazem hoje (24) vigílias pela ação climática às vésperas da COP 28, conferência do clima da ONU que acontecerá de 30 de novembro a 12 de dezembro em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Segundo o grupo Cuidar da Casa Comum, que organiza uma das vigílias, a iniciativa propõe “escutar o grito da terra e o grito dos pobres, e reafirmar o nosso compromisso na defesa da sustentabilidade do planeta e da vida dos que nele habitam”.

A vigília em Lisboa é promovida pelo grupo Cuidar da Casa Comum, na igreja de Santa Isabel. Começará às 18h30 e seguirá até às 7h30 de amanhã. A programação inclui intervenções musicais, leitura de poesias e da exortação apostólica Laudate Deum do papa Francisco sobre a crise climática, conversas sobre temas como “que resultados devem ser obtidos na COP 28?” e “que planeta estamos a viver?”

Haverá também um momento inter-religioso hoje às 19h40.

A vigília em Lisboa será encerrada com o Cântico das Criaturas, de são Francisco de Assis, entoado por João Carvalho, o português de 24 anos que cantou este cântico na vigília ecumênica no dia 30 de setembro na Praça de São Pedro, antes do Sínodo da Sinodalidade, que aconteceu de 4 a 29 de outubro.

No Porto, a vigília intitulada “Orar e agir para salvar a vida na Terra” acontecerá a partir das 18h30, na igreja de Nossa Senhora de Fátima. É organizada pelo Movimento Católico de Profissionais (Metanoia) e pelo Centro de Encontro e reflexão Universitário (CREU-IL).

Segundo o site Esquerda, as vigílias acontecerão “em resposta ao apelo do papa Francisco”. Este site é mantido pelo Bloco de Esquerda, embora diga que “não se confunde com o site partidário”. O Bloco de Esquerda é um partido político socialista de Portugal, cujo símbolo é “composto por uma estrela humanizada de cor vermelha” como diz seu próprio estatuto. Entre seus objetivos está a defesa de “um mundo ecologicamente sustentável e mais respeitador de todos os animais”.

O site Esquerda destaca que as vigílias às vésperas da COP 28 em Portugal respondem à exortação do papa Francisco Laudate Deum, na qual o papa diz esperar que a conferência climática de Dubai “resulte em fórmulas de transição energética ‘que tenham três características: eficientes, vinculantes e facilmente monitoráveis, a fim de se iniciar um novo processo que seja drástico, intenso e possa contar com o empenhamento de todos’. E que os decisores políticos que nela participem sejam ‘capazes de pensar mais no bem comum e no futuro dos seus filhos, do que nos interesses contingentes de algum país ou empresa. Possam assim mostrar a nobreza da política, e não a sua vergonha’”.

Segundo Esquerda, os participantes da vigília farão uma declaração a ser entregue aos governantes portugueses presentes na COP 28 com os objetivos que pretendem ver concretizados.

O papa Francisco participará da COP 28. Ele viajará a Dubai de 1º a 3 de dezembro e no dia 2 fará um discurso para os representantes de vários países na COP 28.

O programa do papa nessa viagem inclui ainda encontros bilaterais privados e a inauguração do “Pavilhão da Fé” na Expo City. Segundo Vatican News, essa pavilhão tem como objetivo “inspirar o poder das religiões e dos líderes religiosos como agentes de mudança para a ação climática; destacar ações concretas de instituições e comunidades religiosas para conter a mudança climática com indicadores mensuráveis e um mecanismo de monitoramento; promover uma coalizão global de líderes religiosos trabalhando juntos para a ação climática; incentivar os líderes religiosos a se engajarem no diálogo político e inspirar a ambição climática entre as delegações políticas; alcançar um alinhamento histórico por trás do apelo à ação pelo clima; unificar e maximizar a ação coletiva dos atores religiosos presentes na COP 28”.