Ao contrário do que muita gente acredita, Nossa Senhora de Fátima não é a padroeira de Portugal. A padroeira do país é Nossa Senhora da Conceição, há 377 anos.

Nossa Senhora da Conceição foi proclamada padroeira e rainha de Portugal em 25 de março de 1646, por dom João IV. Devoto da Virgem, o rei consagrou “seus reinos e senhorios” a Nossa Senhora da Conceição, diante de uma imagem existente em uma igreja de Vila Viçosa, que pertence à arquidiocese de Évora.

Na ocasião, dom João IV ofereceu à Virgem a sua própria coroa real. Desde então, simbolicamente, nenhum outro soberano português voltou a usar a coroa na cabeça. Em algumas circunstâncias, a coroa era colocada em uma almofada ao lado do monarca.

Em Vila Viçosa fica o santuário de Nossa Senhora da Conceição, também chamado Solar da Padroeira. No templo está a imagem coroada por dom João IV.

O papa são João Paulo II visitou o santuário em sua primeira visita a Portugal, em 1982.

Imagem de Nossa Senhora da Conceição no santuário de Vila Viçosa / Facebook Santuário Nacional da Padroeira de Portugal - Vila Viçosa

Além de Nossa Senhora da Conceição, santo Antônio de Lisboa, também conhecido como santo Antônio de Pádua, foi proclamado padroeiro secundário de Portugal, em 1934, pelo papa Pio XI.

Santo Antônio nasceu em Lisboa em 1195. Chamado Fernando de Bulhões e Taveira de Azevedo, entrou ainda jovem para o mosteiro agostiniano de São Vicente, na capital portuguesa. Após dois anos, integrou a comunidade de Coimbra. Em 1220, transferiu-se para a ordem dos frades menores, onde assumiu o nome de Antônio.

Foi para Marrocos, mas após uma doença, foi obrigado a partir para a Itália. Morreu em Pádua, em 13 de junho de 1231. Foi canonizado  pelo papa Gregório IX apenas um ano após sua morte.

Nossa Senhora de Fátima é um dos títulos marianos mais conhecidos do mundo. Diz respeito às aparições de Maria na cidade portuguesa de Fátima, entre maio e outubro de 1917. A Virgem apareceu aos três pastorinhos, os santos Francisco e Jacinta Marto e a venerável Lúcia de Jesus, deixando uma mensagem de conversão, oração e penitência.

Atualmente, o santuário de Fátima recebe peregrinos de todos os continentes e é conhecido como “altar do mundo”.  Em 2022, o santuário recebeu 4,9 milhões de peregrinos. Estes números ainda representam o processo de retomada pós-pandemia. Em 2019, antes das medidas restritivas impostas contra a covid-19, o santuário recebeu 6,3 milhões de peregrinos.

Dos nove papas que a Igreja teve desde a aparição de Nossa Senhora de Fátima em 1917, quatro foram ao santuário mariano em Portugal: são Paulo VI, em 1967; são João Paulo II, em 1982, 1991 e 2000; Bento XVI, em 2010; papa Francisco, em 2017. Francisco retornará ao santuário no próximo dia 5 de agosto, no contexto da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023.

Confira também: