O presidente do Dicastério para a Promoção da Unidade dos Cristãos, cardeal Kurt Koch, revelou em uma entrevista publicada no dia 18 de janeiro que há preocupações ecumênicas sobre a Fiducia supplicans, a declaração da Santa Sé que permite bênçãos não litúrgicas para casais do mesmo sexo.

O cardeal disse à seção alemã de Vatican News, serviço de informação da Santa Sé, que tinha "recebido algumas reações negativas do mundo ecumênico sobre a Fiducia supplicans", a declaração emitida pelo Dicastério para a Doutrina da Fé em 18 de dezembro de 2023.

O cardeal suíço disse que esta semana acontece em Roma a “assembleia plenária dos ortodoxos orientais” e que “eles já anunciaram que podem falar sobre essas questões".

A reunião com os ortodoxos orientais acontecerá como parte da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos no Hemisfério Norte, que acontece de 18 a 25 de janeiro.

Respondendo se uma leitura de Fiducia supplicans – com vistas a uma "urgência pastoral e um paradigma pastoral" – poderia "quase justificar a hospitalidade eucarística sob certas condições estritamente definidas", o cardeal disse que havia recebido algumas reações negativas do mundo ecumênico.

"Creio que no diálogo ecumênico precisamos pensar novamente sobre isso: o que é bênção e qual é a relação entre doutrina e cuidado pastoral? Essas questões voltaram a aumentar e é necessário falar delas".

Neste ano, a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos marca o 60º aniversário do encontro histórico entre o papa são Paulo VI e o patriarca ecumênico ortodoxo Atenágoras I de Constantinopla em 1964.

Este foi o primeiro encontro formal entre um papa e um patriarca ecumênico desde 1438 e trouxe uma mudança de paradigma nas relações ecumênicas entre as Igrejas Católica e Ortodoxa Oriental.

A Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos no Hemisfério Norte será encerrada pelo papa Francisco com a celebração das vésperas na basílica de São Paulo Fora dos Muros, na quinta-feira (25).

Sobre Fiducia supplicans, o papa respondeu publicamente pela primeira vez a essa declaração em uma entrevista ao programa de televisão italiano Che tempo che fa, em 14 de janeiro.

Respondendo se "se sentiu sozinho" depois que Fiducia supplicans encontrou alguma resistência, o papa Francisco disse que “às vezes, as decisões não são aceitas”, mas que, “quando as decisões não são acolhidas, é porque não são conhecidas”.

O papa Francisco reiterou que "o Senhor abençoa a todos" e que uma bênção é um convite para entrar em uma conversa para "ver que caminho o Senhor lhes propõe".

A declaração do Dicastério para a Doutrina da Fé da Santa Sé permite que os padres deem bênçãos não litúrgicas a casais em situações "irregulares", bem como a casais do mesmo sexo, observando que "o valor desse documento é oferecer uma contribuição específica e inovadora para o significado pastoral das bênçãos, o que torna possível ampliar e enriquecer a compreensão clássica das bênçãos".

Depois da reação generalizada das conferências episcopais, especialmente na África e na Europa Oriental, e fortes denúncias de alguns dos principais bispos da Igreja, o Dicastério da Doutrina da Fé emitiu um comunicado de cinco páginas em 4 de janeiro para esclarecer o documento, escrevendo que sua aplicação dependerá de "contextos locais, segundo o discernimento de cada bispo diocesano com sua diocese”.