Dom José Benedito Cardoso foi nomeado hoje (4), bispo da diocese de Catanduva (SP).  A sede episcopal que estava vacante desde 1º de novembro passado, quando o papa Francisco aceitou a renúncia do então bispo, dom Valdir Mamede, que estava à frente da diocese desde agosto 2019.

Hoje pela manhã, por meio de uma carta, o arcebispo de São Paulo, dom Odilo Pedro Scherer, agradeceu a dom José Benedito “pelos anos em que serviu a arquidiocese de São Paulo como bispo auxiliar e vigário episcopal para a região Lapa”.

“Faço votos que a experiência adquirida na pastoral da Metrópole Ihe seja agora útil para o pastoreio na diocese de Catanduva”, disse o cardeal.

Dom José Benedito Cardoso nasceu em 12 de setembro de 1961, em Angatuba (SP). Foi ordenado padre no dia 23 de novembro de 1986, em Sorocaba (SP). Em 1987 foi pároco em Bom Jesus de Alambari. Em 1988, foi incardinado para a recém-criada diocese de Itapetininga (SP), tornando-se pároco da paróquia são Roque, em Itapetininga até 2019.

Entre 1998 a 2010 foi chanceler diocesano, entre 2004 a 2006 foi reitor do seminário diocesano, entre 2004 a 2006. Entre 2012 a 2019 foi vigário geral da diocese. Além disso, ele foi membro do conselho presbiteral e do colégio de consultores; coordenador diocesano de liturgia; professor de direito canônico; vigário judicial e presidente do tribunal diocesano; defensor do vínculo e juiz do tribunal eclesiástico interdiocesano de Sorocaba.

No dia 23 de janeiro de 2019 foi nomeado bispo titular de Castel Menor e bispo auxiliar da arquidiocese de São Paulo pelo papa Francisco. Foi ordenado bispo no dia 15 de março do mesmo ano, pelo arcebispo de São Paulo, cardeal Odilo Pedro Scherer.

Já como bispo, participou da Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) sendo bispo referencial para as Comunidades Eclesiais de Base, para a Comissão de Defesa da Vida, para a Comissão Pastoral da Terra e para os Religiosos. Atualmente ele é membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da CNBB.