Dom Juarez Delorto Secco foi nomeado hoje (13) bispo de Caratinga (MG). Até então, era bispo auxiliar do Rio de Janeiro (RJ). Ele substitui dom Emanuel Messias de Oliveira, que teve seu pedido de renúncia aceito pelo papa Francisco.

“Toda nova missão traz inquietudes e expectativas, mas, como sempre fiz na minha vida, coloco toda a minha confiança em Deus. ‘A vida do homem justo está nas mãos de Deus’ (Sb 3, 1a). Também, vou me esforçar para entrar pela porta estreita que leva à plenitude da vida (cf. Mt 7,13-14)”, escreveu dom Juarez em mensagem publicada por Vatican News.

Dom Juarez nasceu em Cachoeiro de Itapemirim (ES), em 4 de julho de 1970. Estudou Filosofia no Seminário Bom Pastor, na mesma cidade, e Teologia no Instituto de Filosofia e Teologia da Arquidiocese de Vitória – IFTAV. É formado em Direito Civil pela Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim. Tem especialização em processo matrimonial canônico, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e em formação de educadores pelo convênio com a Escola de Formadores da Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB) Sul 4 e da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB-SC), com sede em Florianópolis (SC).

Foi ordenado padre em 10 de março de 2001, incardinado na diocese de Cachoeiro de Itapemirim. Atuou como pároco, vigário paroquial, membro do conselho presbiteral, do Serviço de Animação Vocacional (SAV), foi chanceler da cúria diocesana, vice-reitor do Seminário Maior São João Maria Vianney, juiz auditor da Câmara Eclesiástica de Cachoeiro de Itapemirim, membro do Conselho Nacional do Prado, defensor do vínculo na Câmara Eclesiástica de Cachoeiro de Itapemirim e coordenador do Regional Leste 2 da CNBB da diocese de Cachoeiro de Itapemirim.

Em 7 de junho de 2017, foi nomeado bispo auxiliar do Rio de Janeiro. Recebeu a ordenação episcopal em 9 de setembro de 2017 e adotou como lema “Permanecei no meu amor” (Jo 15,9).

Na arquidiocese do Rio, foi vigário geral, bispo referencial do vicariato Leopoldina e Suburbano, da Pastoral Vocacional, dos Ministérios de Acolhimento, da Visitação e da Consolação e Esperança, dos movimentos leigos, das comunidades eclesiais de base, dos círculos bíblicos, moderador da cúria metropolitana, presente da Comissão Arquidiocesana para a Tutela de Menores e Pessoas Vulneráveis.

Segundo a arquidiocese do Rio de Janeiro, dom Juarez vai se despedir da arquidiocese em 20 de janeiro de 2024, festa de são Sebastião, padroeiro da arquidiocese de da cidade do Rio de Janeiro. Ele vai assumir a diocese de Caratinga em 17 de fevereiro de 2024.