A Santa Sé anunciou hoje (9) que o papa Francisco indicou um sacerdote nascido e ordenado no Brasil para ser o próximo bispo auxiliar de Boston, nos EUA.

O padre Cristiano Guilherme Borro Barbosa, de 47 anos, vai se juntar ao arcebispo de Boston, o cardeal Seán O'Malley, e a outros quatro auxiliares como bispos da arquidiocese, um território que inclui quase 1,8 milhão de católicos. 

Segundo dados do censo de 2014, a área metropolitana de Boston também abriga uma população brasileira significativa – quase 64 mil pessoas. Dom Barbosa foi capelão da comunidade brasileira-portuguesa da arquidiocese de 2008 a 2019. 

Atualmente, Barbosa é vigário episcopal da região central da arquidiocese, e também atua como secretário arquidiocesano de evangelização e catequese, funções que continuará a desempenhar depois de sua ordenação episcopal. 

O cardeal O'Malley citou a experiência de dom Barbosa com a comunidade brasileira local, bem como a sua formação teológica e extensa experiência paroquial, como fatores na indicação pelo papa. 

“Estou grato ao papa Francisco, por abençoar esta arquidiocese com a nomeação do bispo eleito Barbosa. Ele oferece um coração de pastor e uma ampla gama de experiências que o prepararam para este novo papel na vida da Igreja”, disse hoje (9) o cardeal O'Malley numa declaração fornecida pela arquidiocese de Boston. 

Na mesma declaração, dom Barbosa disse estar “humilhado” pela “grande confiança” demonstrada pelo papa ao nomeá-lo bispo auxiliar. Ele também disse que está “feliz se puder servir a Deus e ao seu povo com amor” e descreveu o papel dos ministros da Igreja como promotor da “unidade e da paz”. 

“Quero agradecer ao cardeal Seán pela sua confiança e pelo seu grande amor pela arquidiocese e pelo seu povo em toda a sua diversidade cultural”, disse Barbosa. 

Barbosa nasceu em Adamantina, na diocese de Marília (SP), em 11 de outubro de 1976. Formou-se no Brasil, incluindo o mestrado em psicologia, e foi ordenado sacerdote da diocese de Bauru em 22 de dezembro de 2007. 

O brasileiro serviu em paróquias das cidades de Cambridge e Lowell,  no estado americano de Massachusetts. Ele obteve licenciatura e doutorado em teologia pelo Boston College e foi membro do corpo docente do Seminário Nacional Papa João XIII em Weston, na Flórida, e do Seminário Saint John em Brighton, bairro de Boston de 2020 até o início deste ano. Barbosa foi incardinado na arquidiocese em 2021. 

Segundo a arquidiocese, dom Barbosa fala espanhol além de inglês e português. O papa Francisco também o designou para a sé titular de Membressa.