O bispo de São João da Boa Vista (SP), dom José Carlos Brandão Cabral, renunciou ao cargo por motivos de saúde. Dom José Carlos sofre de câncer linfático. Sua renúncia foi aceita pelo papa Francisco hoje (7). Segundo nota da diocese, “dom Cabral vem dispensando sérios cuidados a sua saúde” e “precisa que esses cuidados sejam mais efetivos, por este motivo ele viu por bem dedicar seu tempo exclusivamente ao cuidado de sua saúde”.

Dom José Carlos foi nomeado bispo de São João da Boa Vista no dia 3 de agosto de 2022. A diocese estava sem bispo desde 18 de março de 2022. Na época de sua nomeação, Cabral era, desde 2013, bispo de Almenara (MG).

No dia 2 de dezembro, dom José Carlos Brandão havia dito aos seus fiéis nas redes sociais que tinha apresentado sua carta de renúncia “acolhendo orientações dos meus médicos oncologista e cardiologista, os quais já tinham sugerido esse afastamento logo no início do tratamento oncológico há um ano atrás”.

“Preciso cuidar mais e melhor da minha saúde, tanto física quanto emocional/psíquica, sobretudo nessa fase chamada remissão. Tenho consciência de que a diocese necessita de um pastor mais completo, mais inteiro, com saúde integral boa para enfrentar as grandes demandas que surgem; sinto-me impotente diante dos inúmeros desafios, sentimento esse causado pelo tratamento quimioterápico o qual se estenderá por mais uns 5 anos”, escreveu o bispo.

Enquanto não há um novo bispo para a diocese, papa Francisco nomeou o arcebispo de Ribeirão Preto (SP), dom Moacir Silva como administrador apostólico de São João da Boa Vista. “Sua missão será cuidar” da diocese, “auxiliado pelo Colégio dos Consultores e prepará-la para a chegada de um novo bispo”, relatou a diocese em comunicado.