O padre Joaquim Carlos Carvalho, da Ordem de São Bento, foi nomeado hoje (18) bispo de Jataí (GO). Desde maio, ele era administrador diocesano de Jataí, depois que o então bispo, dom Nélio Domingos Zortea, foi transferido para Cruz Alta (RS).

Em uma publicação em suas redes sociais a diocese disse estar “em festa” com a nomeação do novo bispo. “Elevemos ao Senhor ação de graças e súplicas pelo Bispo Eleito para a Igreja de Jataí”, escreveu.

O bispo eleito, padre Joaquim Carlos Carvalho, nasceu em 20 de julho de 1954, em Mineiros (GO). Estudou Filosofia na Faculdade Nossa Senhora Medianeira, em São Paulo (SP), e Teologia no Instituto Teológico São Paulo (ITESP), na capital paulista. Também estudou Psicologia na Universidade Católica de Goiás, em Goiânia (GO), e tem especialização em Educação – Aprendizagem e Diferenças, pela Universidade Federal de Goiás (UFG).

Fez sua profissão simples na Ordem de São Bento em 7 de março de 1976 e a profissão solene em 11 de fevereiro de 1979. Foi ordenado padre em 2 de fevereiro de 1982.

Atuou como vice-prior, prior, mestre de noviços, diretor de formação, ecônomo e presidente da entidade civil do Mosteiro Beneditino de Mineiros, pároco, vigário paroquial, membro do conselho presbiteral, do colégio de consultores e do conselho financeiro na diocese de Jataí. Foi vigário geral e atualmente é administrador diocesano de Jataí.