O pároco da catedral metropolitana de Manaus Nossa Senhora da Conceição, padre Joaquim Hudson de Souza Ribeiro, foi nomeado hoje (8) bispo auxiliar de Manaus (AM). Segundo a arquidiocese, ele é “o terceiro padre” de seu clero arquidiocesano “a ser eleito bispo auxiliar de Manaus”.

Em 2016, dom José Albuquerque de Araújo, na época reitor do seminário arquidiocesano, foi nomeado bispo auxiliar da arquidiocese. Ele ocupou este cargo até dezembro de 2022, quando nomeado bispo de Parintins (AM). Em setembro deste ano, padre Zenildo Lima da Silva, que até então também era reitor do seminário de Manaus, foi nomeado bispo auxiliar. O padre Zenildo receberá a ordenação episcopal no próximo dia 15 de novembro.

O novo bispo auxiliar nomeado, padre Joaquim Hudson de Souza Ribeiro, é natural de Parintins (AM). Nasceu em 31 de agosto de 1973. Aos 18 anos, entrou para o seminário da arquidiocese São José, de Manaus. Foi ordenado padre em 12 de outubro de 1999.

Tem graduação em Filosofia, Teologia e Psicologia, especialização em Psicologia Clínica, em Terapia Familiar, em Mediação Familiar e em Cooperação Internacional. Tem mestrado em Educação pela Università Cattolica del Sacro Cuore, em Milão, na Itália, e doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo, e pós-doutorado em Psicologia Clínica pela Universidade do Porto, em Portugal.

Na arquidiocese, atuou como pároco de quatro paróquias, sendo a atual a da catedral metropolitana. Coordena o setor Centro Histórico e atua na Pastoral do Povo da Rua. É membro da Pastoral Presbiteral e do Conselho Presbiteral da arquidiocese. Também faz parte da Comissão Regional de Presbíteros do Regional Norte 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Coordena o Serviço de Atendimento Psicológico Familiar da Arquidiocese de Manaus (SAPFAM) e o Núcleo de Atendimento Psicológico para crianças e adolescentes que sofreram violência sexual. Também é assessor do Projeto Içá Ação e Proteção – enfrentamento ao abuso, exploração sexual e tráfico de crianças e adolescentes em 10 municípios do Amazonas.

Atualmente, é diretor da Faculdade Católica do Amazonas e professor na Universidade do Estado do Amazonas, na Universidade Federal do Amazonas e na Faculdade Salesiana Dom Bosco. Participa de grupos de Pesquisa em Ciências da Saúde e Humanidades, na Rede de Proteção e Sistema de Garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes.