O padre Alcivan Tadeus Gomes de Araújo, do clero da diocese de Caicó (RN), foi nomeado bispo auxiliar da arquidiocese da Paraíba. Segundo a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o papa Francisco fez esta nomeação ao aceitar “a solicitação do arcebispo da Paraíba, dom Manoel Delson Pedreira da Cruz, de poder contar com a colaboração de um auxiliar”.

Em um vídeo postado nas redes sociais da arquidiocese, dom Manoel Delson agradeceu a Deus, ao papa, à nunciatura apostólica e à diocese de Caicó e, “de modo especial, ao próprio monsenhor Alcivan que aceitou, de coração, nos auxiliar neste ministério pastoral aqui na nossa arquidiocese da Paraíba, que tanto necessita”. “Que Deus seja louvado, que ele seja bem-vindo”, disse.

A arquidiocese da Paraíba já teve bispos auxiliares em outras ocasiões: dom Manuel Pereira da Costa, de 1954 a 1959, e dom Marcelo Pinto Carvalheira, de 1975 a 1981.

O novo bispo auxiliar nomeado hoje, padre Alcivan Tadeus Gomes de Araújo, nasceu em 21 de maio de 1972, em Cerro Corá (RN).

Entrou para o curso propedêutico do Seminário Diocesano Santo Cura d’Ars, em Caicó, em 1990. No ano seguinte, transferiu-se para o Seminário Arquidiocesano de São José do Rio de Janeiro (RJ) para estudar Filosofia na Faculdade Eclesiástica de Filosofia João Paulo II e Teologia no Instituto Superior de Teologia da arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro. Tem mestrado em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, Itália.

Foi ordenado padre em 1º de fevereiro de 1997.Na diocese de Caicó, atuou como vigário paroquial, pároco, reitor do seminário diocesano, vigário episcopal para os Ministérios e Vocações, ecônomo, vigário judicial da diocese e vigário judicial adjunto e vice-presidente do Tribunal Eclesiástico Interdiocesano de Natal (RN). Também foi diretor espiritual da Casa de Formação Inicial São João Paulo II e do Seminário Diocesano Santo Cura d’Ars, e diretor assistente das Rádios 95.9 FM e 102.7 Rural FM de Caicó. Foi membro do Colégio dos Consultores e do Conselho Presbiteral, da Comissão Diocesana de Arquitetura e Artes Sacras, e do Conselho Diretor da Fundação Educacional Sant’Ana.

Atualmente, é pároco da paróquia de Nossa Senhora da Conceição, de Jardim do Seridó (RN).