Dom Carlos Alberto Breis Pereira, conhecido como dom Beto, foi nomeado hoje (8) arcebispo coadjutor de Maceió (AL). Atualmente, ele é bispo de Juazeiro (BA). A nomeação foi feita atendendo a um pedido do arcebispo de Maceió, dom Antônio Muniz Fernandes, para contar com um colaborador.

O bispo coadjutor tem “direito de sucessão”, segundo o Código de Direito Canônico.

Dom Carlos Alberto Breis Pereira nasceu em 16 de setembro de 1965, em São Francisco do Sul (SC). Ingressou na Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil e fez o noviciado. Depois, transferiu-se para a Província de Santo Antônio do Brasil, no Nordeste, onde emitiu a profissão religiosa como frade menor franciscano em 10 de janeiro de 1987 e foi ordenado padre em 20 de agosto de 1994.

Estudou Filosofia no Instituto de Teologia do Recife (Iter) e Teologia no Instituto Franciscano de Teologia de Olinda (IFTO). Licenciou-se em Teologia Espiritual pela Pontifícia Universidade Antonianum em Roma, Itália.

Nos franciscanos, atuou como mestre dos professos temporários, secretário provincial da formação e estudos, guardião e definidor provincial, vigário provincial, moderador da formação permanente, coordenador do serviço de formação da Conferência dos Frades Menores no Brasil e ministro provincial da Província de Santo Antônio, com sede em Recife (PE). Também atuou como pároco.

Em fevereiro de 2016, foi nomeado bispo coadjutor de Juazeiro (BA). Em 7 de setembro do mesmo ano, tomou posse como bispo de Juazeiro. Entre 2019 e 2023, foi membro da Comissão para a Doutrina da Fé da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e vice-presidente do Regional Nordeste 3 da CNBB. Neste ano, foi eleito presidente do Regional.

Segundo a arquidiocese de Maceió, dom Breis “estará em Maceió a partir do dia 06 de janeiro de 2024”.