Dom José Ionilton Lisboa de Oliveira, foi nomeado hoje (3) pelo papa Francisco bispo de Marajó (PA). A prelazia estava vacante desde janeiro deste ano, quando dom Evaristo Pascoal Spengler foi nomeado bispo de Roraima. Dom José Ionilton era até agora bispo da prelazia de Itacoatiara (AM).

Marajó e Itacoatiara são prelazias e não dioceses porque foram criadas em territórios “cujo cuidado, por circunstâncias especiais” relativas à administração de recursos financeiros, à sustentação da vida pastoral e missionária, à construção de paróquias, ao número de fiéis são confiadas “a um prelado” que “a governa como seu próprio pastor, à semelhança do bispo diocesano”, diz o Código de Direito Canônico,  cânon  370.  Sua administração é confiada a um bispo que pertencente a uma congregação religiosa e que, com seus confrades, cuida pastoralmente dos fiéis da região.

Dom José Ionilton Lisboa nasceu no dia 9 de março de 1962 em Araci (BA). Em 21 de janeiro de 1990 professou seus votos na congregação Sociedade das Divinas Vocações (SDV), conhecida como Vocacionistas. E foi ordenado padre no dia 19 de janeiro de 1992 na paróquia Nossa Senhora da Conceição do Raso, em Araci (BA).

No dia 19 de abril de 2017, papa Francisco o nomeou como bispo da prelazia de Itacoatiara (AM). Em abril de 2018, foi eleito vice-presidente da Comissão Pastoral da Terra (CPT) e reeleito em abril de 2021, como vice-presidente para a gestão da diretoria nacional da CPT. Em abril de 2021, dom José Ionilton assumiu interinamente a presidência da CPT, após a morte do presidente da CPT, dom André de Witte. Até o momento, ele é o secretário da Rede Eclesial Pan-Amazônica (Repam Brasil).