Dom Limacêdo Antonio da Silva foi nomeado hoje (25) bispo de Afogados da Inhazeira (PE). Até então, era bispo auxiliar da arquidiocese de Olinda e Recife (PE). Ela vai substituir dom Egídio Bisol,que teve seu pedido de renúncia aceito, após completar 75 anos, como previsto no Código de Direito Canônico.

“É nas mãos de Deus que coloco o ministério que Ele me confiou, com a intercessão de nossa padroeira santa Maria Madalena e da Virgem Maria, Mãe de Deus e nossa. Conto com a colaboração dos sacerdotes e diáconos, das religiosas, dos consagrados e consagradas, dos seminaristas e todos os fiéis leigos e leigas no processo de evangelização nessa Igreja em estado permanente de missão, sendo samaritana, ecumênica, defensora da natureza. Enfim, numa Igreja em saída tão estimulada por dom Egídio Bisol, na orientação teológico-pastoral do querido papa Francisco”, disse dom Limacêdo, após sua nomeação, em vídeo publicado pela arquidiocese de Olinda e Recife.

Dom Limacêdo Antônio da Silva nasceu no dia 29 de setembro de 1960, em Nazaré da Mata (PE). Estudou Filosofia no Instituto Filosófico Estrela Missionária, em Nova Iguaçu (RJ), e Teologia na Escola Teológica São Bento de Olinda, em Olinda. Tem mestrado em Dogmática pela Universidade Pontifícia Gregoriana em Roma, na Itália, e doutorado em Dogmática pela mesma instituição.

Foi ordenado padre no dia 12 de dezembro de 1986 e exerceu seu ministério sacerdotal na diocese de Nazaré da Mata. Atuou como vigário paroquial, pároco, assessor da Juventude do Meio Popular, assessor da Infância Missionária e das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), coordenador diocesano de pastoral, assessor do Conselho Missionário do Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (COMIRE NE-II) e membro do conselho pastoral.

Também foi professor de Eclesiologia no Seminário de Olinda e no ITEC, onde lecionou também sobre Missiologia, Penitência e Unção dos Enfermos.

Em 4 de abril de 2018, foi nomeado bispo auxiliar de Olinda e Recife. Recebeu a ordenação episcopal em 10 de junho do mesmo ano. Seu lema episcopal é Verbum carum factum est (O verbo de Deus se fez carne).

Atualmente, é membro da Comissão Episcopal para Ação Sociotransformadora da CNBB.