Dom Gregório Ben Lâmed Paixão foi nomeado hoje (11) arcebispo de Fortaleza (CE). Até então, era bispo de Petrópolis (RJ). Ele substitui dom José Antonio Aparecida Tosi Marques, que teve seu pedido de renúncia aceito por ter completado 75 anos, como previsto no Código de Direito Canônico.

“Desejo ser para vocês um pastor presente e amável, e tenham certeza que tudo farei para que nenhum de vocês seja invisível aos meus olhos, especialmente os mais necessitados, os que perderam a esperança, e todos os que se puseram – ou que foram postos – à margem da sociedade. Somos todos discípulos missionários de Jesus Cristo, e juntos caminharemos para realizar o Projeto do Altíssimo, pela força do Espírito Santo”, disse dom Gregório em mensagem à arquidiocese de Fortaleza.

Em outra mensagem à diocese de Petrópolis, dom Gregório pediu aos fiéis que “perseverem na caminhada da fé”, que “não deixem que ninguém os tire do caminho da vida e que nada os separe do amor de Cristo”. “Enfim, sejam testemunhas vivas de Jesus Cristo, amem a nossa Igreja, e sejam muito felizes e abençoados por Nosso Deus e Salvador”, disse.

Dom Gregório Paixão nasceu em 3 de novembro de 1964, em Aracaju (SE). Em 1983, ingressou no Mosteiro de São Bento da Bahia e fez sua profissão em 1986. Estudou Filosofia e Teologia na Escola Teológica da Congregação Beneditina do Brasil, vinculada ao Pontifícium Athenaeum Anselmianum, de Roma, de onde obteve o grau de bacharel em Teologia. É doutor em Antropologia Cultural pela Universidade Aberta de Amsterdã, na Holanda.

Foi ordenado padre em 21 de março de 1993. No Mosteiro de São Bento da Bahia, exerceu quase todos os ofícios monásticos. Foi diretor do Colégio São Bento da Bahia, da Faculdade São Bento da Bahia, e da Revista Análise e Síntese.

Em 2006, foi nomeado bispo auxiliar de Salvador (BA). Recebeu a ordenação episcopal em 29 de julho daquele ano. Em 10 de outubro de 2012, foi nomeado bispo de Petrópolis, tendo tomado posse do governo pastoral em 16 de dezembro daquele ano.

Desde 2011, é membro do Conselho para a Implantação do Tratado Brasil-Santa Sé e, desde 2013, bispo referencial para a Cultura do Regional Leste 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Este ano, foi eleito vice-presidente do Regional Leste 1 da CNBB e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e Educação da CNBB.

A posse de dom Gregório Paixão na arquidiocese de Fortaleza será no dia 15 de dezembro, às 19h, na catedral metropolitana.