O padre Geraldo de Souza Rodrigues, do clero da arquidiocese de Mariana (MG), foi nomeado hoje (25) bispo de Januária (MG). A diocese estava vacante desde a transferência de seu então bispo, dom José Moreira da Silva, para Porto Nacional (TO), em dezembro de 2022.

O bispo nomeado, padre Geraldo de Sousa Rodrigues, nasceu em 24 de outubro de 1963, em Porto Firme (MG). Ingressou no Seminário Menor Nossa Senhora da Assunção de Mariana, em 1978. Estudou Filosofia e Teologia no Seminário Maior São José de Mariana.

Foi ordenado padre em 20 de maio de 1988. Em seu ministério presbiteral, atuou como pároco em diversas paróquias, coordenador arquidiocesano de catequese, representante arquidiocesano dos presbíteros, vigário forâneo, vigário episcopal, membro do Colégio de Consultores e do Conselho Arquidiocesano de Pastoral.

Atualmente, é pároco na paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima, em Viçosa (MG).

“Rogamos a Nossa Senhora das Dores, Padroeiro da Diocese de Januária, para que interceda, para o bom êxito de seu pastoreio em nossa Diocese. ‘Bendito seja o que vem em nome do Senhor’ (Sl 118,26)”, escreveu a diocese de Januária em suas redes sociais, ao anunciar a nomeação do novo bispo.