O padre Paulo Renato Fernandes Gonçalves de Campos, do clero de São José dos Campos (SP), foi nomeado bispo de Barra do Garças (MT). Ele vai substituir dom Protógenes Jose Luft, que teve seu pedido de renúncia aceito pelo papa Francisco.

“Recebi com reverente temor a nomeação como 3º. Bispo Diocesano de Barra do Garças. A consciência das minhas fragilidades, fraquezas e limites faz aumentar, particularmente neste momento, minha confiança na Graça amorosa de Deus”, disse o bispo nomeado em mensagem à sua nova diocese.

“O compromisso com a sinodalidade me impele a afirmar desde agora que, com os corações ardentes, fruto do Amor de Deus, e os pés a caminho, exigência da missão, buscarei exercer meu pastoreio em comunhão com todas as forças diocesanas”, acrescentou.

O padre Paulo Renato Fernandes Gonçalves de Campos nasceu em 11 de janeiro de 1973, em São Paulo (SP). Entrou para o seminário da diocese de São José dos Campos (SP). Estudou Filosofia no Instituto de Filosofia Santa Teresinha, da diocese de São José dos Campos, e Teologia no Instituto Teológico Sagrado Coração de Jesus da Congregação dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus, em Taubaté, com certificação pela Pontifícia Universidade Católico do Rio de Janeiro (PUC Rio).

Tem mestrado em Teologia Fundamental pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, e o Master in Business Administration (MBA) em Relações Institucionais pelo Ibmec-Brasília.

Foi ordenado padre em 20 de março de 2004, incardinado na diocese de São José dos Campos. Atuou como vigário paroquial, administrador paroquial, pároco, coordenador diocesano de Pastoral, membro da equipe formadora do seminário, membro do conselho presbiteral e do colégio de consultores. Também foi professor da Escola Diocesana de Teologia para Leigos e Leigas, da Escola Diaconal, da faculdade Católica de São José dos Campos e da Faculdade Dehoniana.

Também acompanhou o Grupo Executivo Nacional do Movimento de Cursilhos de Cristandade (GEN/MCC). Foi sacerdote conselheiro Espiritual da Super Região Brasil do Movimento das Equipes de Nossa Senhora (SCE SRB/ENS), e colaborou com a Equipe Responsável Internacional das Equipes de Nossa Senhora (ERI/ENS).

Entre 2016 e 2023, foi assessor de Relações Institucionais e Governamentais da CNBB em Brasília (DF). Desde julho deste ano, é administrador paroquial da paróquia São João Batista em Jacareí, diocese de São José dos Campos (SP).