Dom Edivalter Andrade, atual bispo de Floriano (PI), foi nomeado hoje (8) bispo de Parnaíba (PI). Esta diocese estava vacante desde janeiro deste ano, quando dom Juarez de Souza da Silva foi nomeado para a arquidiocese de Teresina (PI).

Em carta aos fiéis de Floriano, o bispo disse ter “muito a agradecer por tantos gestos de solidariedade e apoio recebido, tanto espiritual quanto material”. “Asseguro-lhes minhas orações por todos vocês e suas famílias, enquanto espero também poder contar com suas orações para que eu consiga guiar, santificar e ensinar na ‘ternura de Cristo’ o povo de Deus da igreja particular de Parnaíba”, disse.

Dom Edivalter Andrade nasceu em 17 de abril de 1962, em Barra de São Francisco (ES). Em 8 de outubro de 1989 foi ordenado padre na diocese de São Mateus (ES). Entre 1990 a 1992, foi vigário paroquial no município de Água Doce do Norte (ES). Entre 1990 a 1998, foi reitor do seminário maior. Em 1995, foi administrador paroquial em Barra de São Francisco (ES). Em 1997, formou-se em Serviço Social pela Universidade Federal do Espírito Santo. Entre 1998 a 2001, foi pároco em Jaguaré (ES). Entre 2002 a 2014, foi pároco da catedral e coordenador diocesano de pastoral; diretor da Cáritas diocesana; ecônomo; diretor da Rádio Kairós; membro do Conselho Presbiteral; pároco de São Francisco de Assis, em Barra de São Francisco (ES), e vigário forâneo.

Em março de 2017, papa Francisco o nomeou bispo de Floriano (PI), sendo o terceiro bispo da diocese.