Dom Francisco de Sales Alencar foi nomeado hoje (18) bispo de Mossoró (RN). Ele vai substituir dom Mariano Manzana, que teve o pedido de renúncia por idade aceito pelo papa Francisco. Até então, dom Sales Alencar era bispo de Cajazeiras (PB).

Em mensagem publicada nas redes sociais da diocese de Mossoró, dom Francisco Sales de Alencar agradeceu a Deus pela “missão episcopal na Igreja particular de Cajazeiras) e saudou a sua nova diocese. O novo bispo de Mossoró manifestou sua certeza “de não estar sozinho na missão” que agora assume, “pois os vínculos que nos unem, em razão de nossa comum vocação de batizados e de nossa pertença a um único Corpo, colocam-nos todos, de mãos dadas e em caminho, ativos na construção da comunidade eclesial, a partir do dom que cada um recebeu”.

“Neste tempo no qual somos estimulados a redescobrir a sinodalidade como nota constitutiva da natureza da Igreja, forma e dinamismo de sua presença e missão, insiro-me neste caminho, e com ele comprometido, coloco-me junto à Porção do povo de Deus a mim confiada, para viver a fraternidade evangélica na caridade pastoral, como primeiro servidor da comunhão, consciente de que a Igreja particular é o lugar mais próximo onde a sinodalidade pode ser exercida como compromisso de todos”, disse.

Dom Francisco de Sales Alencar nasceu em 17 de abril de 1968, em Araripina (PE). Estudou filosofia no Instituto Salesiano de Filosofia (INSAF) de Olinda (PE) e Teologia no The Milltown of Theology and Philosophy de Dublin, Irlanda. Tem licenciatura em Teologia Espiritual pela Pontifícia Faculdade Teológica e Pontifício Instituto de Espiritualidade Teresianum de Roma, Itália.

Fez profissão religiosa na Ordem dos Frades Carmelitas em 24 de janeiro de 1988 e foi ordenado padre em 29 de novembro de 1995.

Atuou como formador dos estudantes de Filosofia, conselheiro e depois prior provincial da Província Carmelita de Pernambuco, vice-prior da Comunidade do Centro Internacional Sant'Alberto de Roma, secretário geral em Roma; reitor da basílica de Nossa Senhora do Carmo, em Recife (PE) e pároco.

Em 8 de junho de 2016, foi nomeado bispo de Cajazeiras. Recebeu a ordenação episcopal em 14 de agosto do mesmo ano.

Foi secretário e atualmente é presidente do Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que abrange as circunscrições eclesiásticas de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.