A paróquia e santuário Nossa Senhora da Vitória, em São Cristóvão (SE), igreja mais antiga de Aracaju, foi declarada bem de interesse cultural de Sergipe hoje (3), na Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese). A proposta é de autoria do deputado estadual Neto Batalha (PP-SE).

No texto do PL, Neto Batalha ressaltou que o santuário “exerceu e exerce até hoje demasiada influência religiosa, cultural e social sobre todo o território e sociedade sancristovense”, pois “sempre teve como uma das suas missões divinas o trabalho missionário e pastoral, ofertando saúde e educação à toda população, sendo criado, inclusive, o centro social Santa Clara”.

“Desde a sua criação até os dias atuais, são 415 anos de história, fé, evangelização e atividades sociais, amparando e zelando pelo povo de São Cristóvão, bem como atraindo religiosos de todo o estado”, frisou.

A igreja Nossa Senhora da Vitória foi criada no dia 8 de setembro de 1608, pelo quarto bispo da Bahia, dom Constantino Barradas, por ordem rei de Portugal, Felipe II. Ela foi construída por padres jesuítas em estilo barroco e entre 1903 a 2005 foi administrada pelos franciscanos da Ordem dos Frades Menores (OFM). Atualmente ela é administrada pelos religiosos carmelitas.

Em 20 de março de 1943, o Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (IPHAN) tombou a igreja por sua importância cultural e no dia 12 de julho de 2023, o arcebispo de Aracaju, dom João José Costa por meio de um decreto, concedeu à igreja o título de santuário.