O administrador apostólico da arquidiocese de Aracaju, dom Vitor Agnaldo, publicou hoje (20) um vídeo segundo o qual o arcebispo emérito dom João deixou seu cargo por sofrer de uma doença neurológica.

No vídeo, um homem que se apresenta apenas como Mario Jorge, sobrinho do arcebispo, diz que  dom João José sofre de um “quadro neurológico progressivo, similar ao Alzheimer, e por recomendação médica, ele precisou se afastar de suas atividades”.

Segundo Mário Jorge, dom João faz tratamento neurológico há algum tempo, e relutou muito para pedir a renúncia do seu cargo. “Porque ele é um servo por amor, ele quer servir a Deus até o fim”, disse.

Ontem (19), dom João disse à Rádio Rio FM: "Olha, eu não pedi renúncia para deixar minha função de arcebispo de Aracaju. Isso foi uma decisão que veio lá do Vaticano”. Segundo o arcebispo emérito, sua renúncia foi uma “surpresa” e que o “deixou bastante constrangido”, pois “não gostaria de renunciar”.

Pouco antes da entrevista, dom João José havia escrito em uma carta à igreja de Aracaju, que colocou “nas mãos do Santo Padre” sua “missão como bispo e o caminho pastoral” da arquidiocese de Aracaju. “Compreendo que esta decisão, amadurecida não sem sofrimento, seja para o meu bem e para o proveito comum de nossa igreja particular, neste momento singular de sua história”, escreveu. “O meu plano era concluir meus 75 anos à frente dessa arquidiocese, mas é claro que a gente está sempre aberto à Nunciatura do papa e a gente tem que acatar".

Dom João José Costa tem 65 anos e estava à frente da arquidiocese de Aracaju desde 2015. Entre 2015 e 2019, também foi vice-presidente do Regional Nordeste 3 da CNBB e presidente da Cáritas Brasileira, entre 2016 a 2019.

 

Confira também: