A igreja mais antiga de Aracaju, Nossa Senhora da Vitória, em São Cristóvão (SE) será elevada à santuário. O arcebispo de Aracaju, dom João José Costa concedeu ontem (12), por meio de um decreto, o título de santuário a igreja Nossa Senhora da Vitória a pedido do pároco, frei Pedro Rangel Trajano Lins.

No decreto, o arcebispo diz que a igreja Nossa Senhora da Vitória é muito querida pelos fiéis da arquidiocese e “notória pela sua antiguidade”, além de ser um “lugar de oração, de recepção do sacramento da confissão e de diária celebração Eucarística desde tempos tão imemoriais”.

A igreja Nossa Senhora da Vitória foi criada no dia 8 de setembro de 1608, pelo 4º bispo da Bahia, dom Constantino Barradas, por ordem rei de Portugal, Felipe II. Ela foi construída por padres jesuítas em estilo barroco. Entre 1903 a 2005, foi administrada pelos franciscanos da Ordem dos Frades Menores (OFM) e atualmente é administrada pelos religiosos carmelitas. Por sua importância cultural, foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (IPHAN) no 20 de março de 1943.

 

Confira também: