Depois de dez anos fechada para obras de restauração, a catedral de Aracaju será reaberta amanhã (8), na missa da solenidade de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, padroeira da arquidiocese de Aracaju.

Segundo o administrador apostólico de Aracaju e bispo de Propriá (SE), dom Vitor Agnaldo de Menezes, a reabertura da catedral não se trata de uma reinauguração, pois as obras de restauração da catedral ainda não foram totalmente concluídas, mas as condições atuais já permitem a reabertura da igreja para os fiéis.

A programação da Imaculada Conceição na catedral inicia às 6h com alvorada festiva e 6h15 com a oração do ofício de Nossa Senhora da Conceição. Às 9h30 haverá a missa solene a Imaculada Conceição, celebrada pelo administrador apostólico, dom Vítor Agnaldo que também apresentará o novo vigário da catedral, padre Adeilson Carlos Santana Santos.

No período da tarde, a partir das 16h30 terá uma procissão até a catedral, na praça Olímpio Campos, no centro de Aracaju, seguida de bênção do Santíssimo Sacramento e missa de encerramento.

A catedral de Aracaju foi construída em 1862 e inaugurada em 22 de dezembro de 1875. Ela foi tombada pelo Patrimônio Histórico Estadual pelo decreto nº 6819, no dia 28 de janeiro de 1985. Segundo a diocese, a necessidade de proteção do bem patrimonial da catedral ocorreu devido à importância da ação da igreja católica para o desenvolvimento direto e eficaz da capital de Sergipe.