O papa Francisco lembrou hoje (31) seu antecessor, Bento XVI, que morreu há um ano.

Na mensagem depois da oração do Ângelus, o papa disse que “há um ano o Papa Bento XVI concluía seu caminho terreno, depois de ter servido a Igreja com amor e sabedoria”.

“Temos por ele tanto afeto, tanta gratidão, tanta admiração. Do céu nos abençoe e nos acompanhe. E um aplauso para Bento XVI", disse.

Um dos maiores teólogos da história

Nascido a 16 de abril de 1927, na cidade alemã de Marktl, Joseph Aloisius Ratzinger foi eleito papa em abril de 2005, sucedendo são João Paulo II, ao lado do qual serviu durante muitos anos como prefeito da então Congregação (hoje Dicastério) para a Doutrina da Fé.

Durante o seu pontificado, publicou três encíclicas: Deus Caritas Est, Spe Salvi e Caritas in Veritate.

Em 11 de fevereiro de 2013, aos 85 anos, Bento XVI se tornou o primeiro papa a renunciar em 600 anos.

Depois de a sua renúncia, o papa que é considerado um dos maiores teólogos da história da Igreja Católica, passou a morar no mosteiro Mater Ecclesiae, um pequeno convento situado no interior do Vaticano, dedicando a sua vida à oração e ao estudo.

A morte de Bento XVI

Bento XVI morreu aos 95 anos de idade. A sua morte foi confirmada a 31 de dezembro de 2022 pelo diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni: "É com tristeza que vos informo que o papa emérito Bento XVI morreu hoje, às 9h34, no Mosteiro Mater Ecclesiae, no Vaticano".

Como foi revelado mais tarde, as suas últimas palavras foram em italiano: "Signore, ti amo" (Senhor, eu te amo).