A Mercedes Benz E430 usada pelo papa Bento XVI no Brasil em 2007 continua participando de eventos religiosos, disse o dono do carro, o advogado e professor da Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE), em Santa Catarina, Gustavo Gama a ACI Digital. O carro ficou à disposição do papa durante a V Conferência Geral do Episcopado da América Latina e do Caribe, em Aparecida (SP).

Segundo Gama, a Mercedes participou da “procissão motorizada de São Cristóvão” e “do desfile de 150 anos de São Bento do Sul”, no dia 23 de setembro.

Morador de Campo Alegre (SC), Gustavo Gama arrematou a Mercedes “em um leilão online, no dia 30 de novembro de 2021”. O “lance inicial era de R$ 15 mil”.

Gustavo disse que gosta “muito de carro antigo” e também faz parte de “um grupo de carros antigos” de sua cidade, e mesmo vendo o veículo somente por fotos, pensou que, “pelo valor e pelo conforto do carro”, valeria “a pena arriscar” e “fazer um bom negócio”. Mas “minutos depois do leiloeiro confirmar a arrematação” veio um sentimento de arrependimento, porque ele foi “o único a dar o lance” e mais “ninguém apareceu interessado pelo veículo”.

“Isso me deixou assustado na hora, porque eu pensei, “ninguém quis esse carro?!”, então ele não deve estar muito bom”, relatou.

Depois do arremate, o advogado contou que “um agente da Polícia Federal entrou em contato” por telefone com ele e “contou a história do veículo”, informando que o carro que ele tinha acabado de adquirir no leilão tinha sido usado pelo papa Bento XVI.

O advogado também soube pelo agente da PF que, o veículo ainda foi usado por “outras autoridades nacionais e internacionais”, até o ano de 2009, pelo Núcleo de Segurança de Dignitários da Polícia Federal (NSD), órgão responsável pela segurança de autoridades.

Para Gama, a Mercedes E430 foi “um presente de Deus”. “Me senti muito abençoado”, frisou.

“Eu me emocionei e me emociono ainda hoje quando eu lembro disso, porque eu sempre tive um carinho e um respeito muito grande pelo papa Bento XVI. Eu realmente senti que foi uma coisa de Deus pra mim, um presente”, enfatizou.

“Não pretendo revender” a Mercedes E430 usada por Bento XVI. “O carro tá conosco e vai ficar por um bom tempo cuidado, limpado, encerado”, ressaltou Gustavo.