Se a saúde permitir, o papa Francisco viajará na próxima sexta-feira (1º), a Dubai para participar na Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, também conhecida como COP28.

Nesta breve viagem à cidade dos Emirados Árabes Unidos, Francisco fará um discurso no início da conferência no sábado (2), e no domingo (3), antes de voltar para Roma, inaugurará o “Pavilhão da Fé” na Expo City.

Durante o Ângelus de domingo (26), que conduziu da capela da casa Santa Marta por causa de uma inflamação nos pulmões causada por uma gripe, o papa Francisco falou do motivo pelo qual participará nesta conferência sobre a “emergência ecológica”.

O papa Francisco disse que as mudanças climáticas “põe em risco a vida na Terra, especialmente as gerações futuras”, e por isso disse que viajará aos Emirados Árabes “para falar na COP28 em Dubai”.

“Agradeço a todos os que acompanharem esta viagem com a oração e com o compromisso de levar a peito a preservação da casa comum”, continuou.

Ontem (27), numa mensagem publicada no seu perfil oficial na rede social “X”, Francisco disse que “se temos confiança na capacidade do ser humano transcender os seus pequenos interesses e pensar em grande, não podemos renunciar ao sonho de que a COP28 leve a uma aceleração da transição energética”.

“Esta Conferência pode ser um ponto de viragem”, continuou o papa na mensagem.

Em diferentes ocasiões o papa Francisco apelou ao cuidado do planeta e ao respeito pelo meio ambiente. Exemplo disso são os dois documentos que escreveu sobre este tema: a encíclica Laudato Sí', publicada em 24 de maio de 2015, sobre o “cuidado da casa comum”, e a exortação apostólica Laudate Deum, publicada em 4 de outubro deste ano sobre a “crise climática”.